Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Workshop com André Domingues sobre a obra de Dorival Caymmi

07 de outubro de 2009

Evento acontecerá nos dias 15, 22 e 29 de outubro no auditório da unidade Luz da EMESP

Dorival CaymmiA obra do compositor Dorival Caymmi será o foco do workshop do pesquisador e crítico musical André Domingues, que acontecerá nos dias 15, 22 e 29 de outubro das 10h às 12h no auditório da unidade Luz da Tom Jobim – EMESP. Com o título de Dorival Caymmi – Em Busca da Brasilidade, o workshop aprofunda o debate sobre o trabalho do compositor baiano, buscando o afastamento de uma abordagem folclórica.

As inscrições para o workshop podem ser feitas diretamente na secretaria pedagógica da unidade Luz da EMESP (Largo General Osório, 147 – 2° andar), pelo telefone 3585.9888 ou pelo site da Escola – www.emesp.org.br. Inscreva-se aqui!

André Domingues – Autor do livro Caymmi Sem Folclore (2009, Editora Barcarolla), que faz uma abordagem não usual sobre a obra do compositor, mostrando seu envolvimento com a imprensa, o rádio, a cultura urbana e os intelectuais de sua época, André Domingues atua como crítico musical, pesquisador e professor de história da MPB. Licenciado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, ele é mestre em história social pela Universidade de São Paulo – USP.

Além de Caymmi Sem Folclore, ele é autor do livro Os 100 Melhores CDs da MPB (2004, Sá Editora) e co-autor de Cultura e Elegância (2005, Contexto Editorial) e Batuqueiros da Paulicéia (2009, Editora Barcarolla). Ministra cursos e palestras sobre a história da MPB em lugares como a Casa das Rosas, o SESC Vila Mariana e o SESC Pompéia. Realiza, ainda, trabalhos de curadoria, direção artística e produção em diversos projetos ligados à música brasileira e é comentarista do programa de rádio Conexão MPB, veiculado pelo site Voit e pela rádio UOL desde abril de 2008.

Dorival Caymmi – Compositor, violonista e cantor baiano, Dorival Caymmi (1914-2008) gravou cerca de 20 discos. Suas músicas foram registradas por alguns dos mais expressivos artistas dos últimos 80 anos, como Carmen Miranda, Tom Jobim, João Gilberto, Elis Regina, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Sarah Vaughan, Jacob do Bandolim, entre outros.

Canções como Quem vem pra beira do mar, Saudade da Bahia, Samba da minha terra, É doce morrer no mar, e A Jangada voltou só são sucessos de sua carreira que expõem os temas recorrentes na obra do compositor como a sua terra natal, a Bahia, o mar, a vida dos pescadores e os aspectos característicos do Brasil.

Inscreva-se para o workshop aqui!

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.