Saiba mais sobre este instrumento da família das cordas
A partir desta semana, iniciamos o “Especial – Instrumentos”. Você vai saber um pouco mais sobre cada instrumento ensinado nos cursos do Guri Santa Marcelina, a começar pelo violino.
Membro mais agudo das cordas em uma orquestra (família formada também pela viola, violoncelo e contrabaixo) os primeiros registros do violino surgiram há quase 500 anos. Por ter um som fino e de fácil sustentação, o violino é utilizado como instrumento solo em orquestras há mais de três séculos e foi a partir século XVII que os compositores passaram a exigir mais do instrumento, destacando-o em óperas, sonatas e concertos.
A sonoridade normal do violino é obtida deslizando-se suavemente o arco sobre as cordas, mas o instrumento pode ser executado de diversas maneiras, desde o pizzicato (picando as cordas com os dedos) até o tremolo (agitando o arco rapidamente em vaivém sobre as cordas).
O violino tem um enorme repertório, desde as sonatas do período barroco até as sonatas com piano compostas a partir do final do século XVIII em diante, além do repertório inteiro da música de câmara, onde o violino desempenha o papel principal. Muitos compositores criaram peças inteiras em que o violino é destaque, entre eles Bach, Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky, Stravinsky, Schoenberg e Paganini.
Saiba mais sobre os cursos de violino do Guri Santa Marcelina. Informe-se no seu pólo de ensino!
*Fonte: Dicionário Grove de Música
Jorge Zahar Editor
*Foto: André Mantelli
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.