Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Teatro no CEU Campo Limpo

02 de dezembro de 2009

Espetáculo contou com a participação de 120 alunos do polo

Nos dias 18 e 24 de novembro, às 19h, foi apresentada no Teatro Lélia Abramo, do CEU Campo Limpo, a peça “Cindy, um conto de fadas moderno”. Criado a partir de uma ação do projeto Guri pra VaLer, o espetáculo contou com a participação de 120 alunos do polo que, sob a orientação da assistente social Aline Rocha e das professoras Aline Sardão, Andressa Chinzarian e Sandra Kaetsu, realizaram um espetáculo que foi recebido pelo público com muitos aplausos.

Foram cinco meses de trabalho para construir o roteiro, o cenário, o figurino e a trilha, sem contar os ensaios, que aconteciam duas vezes por semana, todas as terças e domingos. O esforço para realização da peça foi grande, além de mobilizar toda a equipe do polo, as professoras, guris e profissionais de vários departamentos do Guri Santa Marcelina, muitos pais de alunos também se envolveram, produzindo o cenário, o figurino, incentivando seus filhos e acompanhando de perto o seu desenvolvimento.

Para Aline Rocha, um dos momentos mais marcantes foi o dia em que 22 guris visitaram o Lar Batista de Crianças. A ideia da visita surgiu porque uma das cenas da peça se passa em um abrigo e para as crianças seria importante visitar o Lar, não só para realizar um laboratório de personagens, mas também para trocar experiências e aprender com as crianças que moram no abrigo.

No dia da estreia o auditório estava lotado e contou com a presença da Irmã Roseni Peixoto, Diretora da Santa Marcelina Cultura, Marta Bruno, Coordenadora Social do Guri Santa Marcelina, doze crianças do Lar Batista, pais, amigos e moradores da comunidade.

No mesmo dia chegou ao polo uma grande notícia: o projeto Guri pra VaLer foi aprovado pelo FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e está apto a captar recursos para as suas próximas ações.

“Valeu a pena todo o esforço. Esse trabalho proporcionou muitos benefícios para os alunos, que, além de reforçarem seus vínculos com toda a equipe do polo, passaram a ser mais participativos tanto nas aulas como nas oficinas sociais. Foi um sonho realizado”, afirmou Aline Rocha.

 Confira o making of do espetáculo! 

 

SAIBA MAIS

 Guri pra VaLer

É um projeto social de incentivo à leitura que se baseia no princípio de que ler é fundamental para nortear os alunos acerca da descoberta de novos mundos, novos horizontes e novas experiências. O projeto é realizado pelo polo Campo Limpo, com o apoio da biblioteca João do Rio – CEU Campo Limpo.
O nome Guri pra VaLer enfatiza que um aluno pra valer é aquele que frequenta as aulas de música assiduamente, se dedica para um convívio melhor em família e em sociedade, que tem consciência de seus deveres e direitos para saber reivindicá-los quando necessário e que se esforça no ensino regular para aprender e se aperfeiçoar cada vez mais e superar seus limites.

Cindy, um conto de fadas moderno

Desenvolvida a partir de uma ação do projeto Guri pra VaLer, a peça conta a história de uma adolescente que foi privada da possibilidade de concretização de seus sonhos. O curso de sua vida fez com que a pequena Cindy ficasse sem a presença de seus pais e crescesse nas mãos de uma madrasta malvada e suas filhas mimadas. Só resta à Cindy embarcar no mundo da leitura. Com o apoio de suas melhores amigas, ela descobre como lutar pelos seus direitos garantidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, isso possibilita à bela menina uma nova chance na vida e, quem sabe, até a experiência de um grande amor. Muitos personagens dão vida a essa trama divertida que visa instruir com seriedade e humor.


Ilustração: Érika Petreka

Ficha técnica 

Idealizadora do Guri pra VaLer: Aline Rocha Dias
Direção Geral: Aline Sardão e Aline Rocha Dias
Assistente de Direção e Preparação de Atores: Andressa Chinzarian
Roteiro: Érika Petreca e Monaliza Caetano
Supervisão de Roteiro: Aline Rocha Dias, Aline Sardão, Andressa Chinzarian e Sandra Kaetsu
Preparação Musical (Cena do Abrigo): Sandra Kaetsu
Iluminação (Concepção): Aline Sardão

Núcleo de Cenografia

Coordenação: Cristiane de Freitas Dino
Ana Caroline Moura Soares, Andressa Cristina Barbosa Ferreira, Antonio Guilherme Bernardes Galletti, Bruno Henrique Flor, Caroline Gonçalves da Silva, Diego Petreca, Eric Ignacio Barbosa, Erika Moura Soares, Erika Petreca, Helen de Oliveira Barcelos, Henrique Gilo Neiva de Sena, Gabriel Morais Barbosa, Joyce Olinda Santos Cabral, Larissa Basso da Silva, Larissa Dantas Gomes da Silva, Larissa Gilo Neiva de Sena, Mauricio Santos dos Anjos, Michael Jhonata Souza Oliveira, Milena Ignacio Barbosa, Monaliza Caetano, Raul Silva Rosa, Renan Martins Pina, Renata Silva Rosa, Sidney Tiburcio Damaceno e Wyller dos Santos Silva.

Núcleo de Produção e Back Stage

Coordenação: Sandra Kaetsu
Antonio Guilherme Bernardes Galletti, Bruno Henrique Flor, Diego Petreca, Joyce Olinda Santos Cabral, Lenise Fernanda dos Santos, Raul Silva Rosa, Renata Silva Rosa e Rômulo Silvestre Moreira de Souza.

Núcleo de Sonoplastia

Coordenação: José Ricardo Lima de Jesus
Adriano Guilhermino dos Santos, Aline Silva de Melo, Antonio Guilherme B. Galetti, Ariana da Silva, Fernandes Neves, Beatriz de Godói Lima, Diego Petreca, Felipe Manja Silva, Felipe Roberto Ferreira Rocha, Gabriel Costa dos Santos, Gustavo Galcia Sena de Lemos, Jonathas Bruno Mariano, Leandro Caetano A. Silva, Lenise Fernanda dos Santos, Lucas Caetano A. Silva, Luciana dos Santos Prates, Março Bento Mariano Júnior, Raul Silva Rosa, Renan Martins Pina, Renata Silva Rosa, Sidney Tiburcio Damaceno, Thamyres Morais Silva e Wyller dos Santos Silva.

 Núcleo de Figurino

Coordenação: Aline Rocha Dias
Aline Silva de Melo, Ane Caroline Souza Castro, Luciana dos Santos Prates, Marta Ferraz do Nascimento, Natalia Lima Dalonso e Thamyres Morais Silva.

Elenco

Cindy adolescente Gisele Medeiros de Amorim e Fernanda Gimenez
Cindy pequena Ketelyn Emilie Santos e Erika Moura Soares
Abigail Monaliza Caetano
Guto José Henrique de A. Gomes e Júlio César de Souza
DanaMaria Gessica Alves de Lima e Kelly Silva Cunha
DaianaBruna Fernandes de Medeiros e Milena Ignácio Barbosa
DanielaThais Laila A. Correia e Rafaela Silva Bezerra
JúliaDébora Cristina Godói e Isys Sâmy Portela
AliceHelen Barcelos e Andressa Cristina Barbosa
Maria (mãe de Alice) Érika Petreca e Beatriz de Godói Lima
Capataz Jonathas Bruno Mariano e Leonardo Nunes Silva
Guilherme (pai do Guto) Bruno Laudelino e Sidney Tiburcio Damaceno
Frederico (juiz)José Henrique Santos e Felipe Manja
Abel Rochedo Lucas Caetano
Jamil Maluco Leandro Caetano e Tarssio de Oliveira
Heitor Lobo Gabriel Morais Barbosa e Eric Ignácio Barbosa
Micaela / Miguel (morador do abrigo)Isys Sâmy Portela e Pedro Henrique da Silva
EdmundoFelipe Manja e Michael Jhonata Oliveira
MartaKauana Ribeiro Dias e Ariana Fernandes Neves
VitóriaAna Caroline Moura e Bárbara Stefani da Silva
GuitarristaCaroline Gonçalves da Silva e Bruno Felizardo Barbosa
TecladistaJéssica Valentina Soares
Baterista Conceição Ubinge
Advogada de acusação Andressa Chinzarian
EscrivãJéssica Valentina Soares
Filomena Ariana Fernandes Neves  e Kauana Ribeiro Dias
Eduardo (marido de Maria)Michael Jhonata Oliveira e Felipe Manja
Alunos da Escola Grande Elenco
Crianças do Abrigo Ana Julia de Oliveira Barbosa, Beatriz da Silva Santana, Brunna da Silva Santana, Diego Nathan D. dos Santos, Erika Moura Soares, Franklin Teles Silva, Henrique Gilo Neiva de Sena, Igor Petreca, Isabel Souza dos Santos, Isaque Emanuel Gomes da Luz, João Victor de Jesus Francisco, Ketelyn Emilie de S. Oliveira Santos, Larissa Dantas G. da Silva, Larissa Gilo Neiva de Sena, Leandro de Souza Batista, Mariane Ferreira de Sousa, Paola Fidelis, Paulo Henrique M. da Silva, Raphaella Fernandes A. Correia, Thayane Santana Souza, Victoria Araújo dos Santos, Wesley Santos da Costa e Young He Ginez de Oliveira. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.