Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Sob regência de Frank Shipway Orquestra Jovem do Estado recebe pianista russo

12 de junho de 2012

Após uma intensa série de ensaios e vivência com renomados músicos internacionais (Orquestra Sinfônica Alemã de Berlim com o maestro russo Vladimir Ashkenazy e o pianista francês Régis Pasquier), a Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, se prepara para mais um concerto com o maestro britânico Frank Shipway. O grupo recebe também o pianista russo Nikolai Tokarev para a apresentação que será realizada dia 17 de junho, domingo, às 21 horas, na Sala São Paulo.

Essa será a segunda vez neste ano que o maestro britânico rege os jovens. Em março, Shipway assumiu a batuta no concerto de estreia da Orquestra. “Será uma oportunidade dele verificar a evolução do grupo e explorar ainda mais o potencial desses jovens”, explica o diretor musical da Orquestra Jovem, Cláudio Cruz.

No repertório, duas complexas obras românticas. Concerto para piano e orquestra, do norueguês Edvard Grieg (1843-1907), que terá solo de Nikolai Tokarev, é dividida em três movimentos contrastantes, o segundo liga-se sem interrupção ao terceiro. Na obra, o compositor começa também a incorporar elementos da música tradicional norueguesa, em especial, distintas passagens melódicas de sonoridades levemente extravagantes aos ouvidos da época.

A segunda peça é Sinfonia nº4, do russo Tchaikovsky. Composta em 1877, a quarta sinfonia foi dedicada à mecenas do compositor, Nadezhda von Meck, a quem ele se referiu como "minha melhor amiga" em sua dedicatória. Esta sinfonia apresenta um primeiro e segundo movimentos mais melancólicos, líricos. Depois, segue um inventivo terceiro movimento em que as cordas em pizzicato – modo de tocar pinçando as cordas com os dedos – desempenham papel preponderante, enquanto que o último movimento é mais apaixonado.

Programa:

EDVARD GRIEG
Concerto para piano e orquestra

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
Sinfonia n. 4

Serviço:
Orquestra Jovem do Estado
Data: 17 de junho, domingo
Horário: 21 horas
Duração: 1h20min
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16 – Luz
Ingressos: R$10 (inteira); R$5 (meia)
Informações: (11) 3351-8200
Indicação Etária: Livre
Capacidade: 1.484 lugares
Acessibilidade: Sim

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.