Em parceria com os grupos The Beatbox House (EUA) e BeatFellas (Brasil), serão realizados workshops na capital paulista e em Campinas, além de festivais no Theatro São Pedro e no Camarote FielZone, a fim de promover a cultura do beatbox e contribuir na formação musical de crianças e adolescentes. Gratuitos, os eventos acontecem de 07 a 14 de maio
O ano de 2024 marca o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Em homenagem a essa amizade, a Santa Marcelina Cultura – responsável pela gestão da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), do Guri e do Theatro São Pedro – e a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com os grupos The Beatbox House (EUA) e BeatFellas (Brasil), irão promover em maio uma série de atividades culturais voltadas ao beatbox e ao desenvolvimento musical de jovens em São Paulo. Todos os eventos serão gratuitos e com classificação indicativa livre.
Nos dias 07, 08 e 10 de maio, os grupos The Beatbox House, equipe estadunidense de beatbox com sede em Nova York, e BeatFellas, primeira produtora brasileira focada 100% em beatbox, realizarão workshops e apresentações no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no Teatro Flávio Império, na EMESP Tom Jobim, na Fundação CASA/Guri e no CEU Carrão. A programação envolve aulas fechadas para crianças e adolescentes nesses locais, mas também atividades abertas ao público, como a Batalha da Juventude, que acontecerá no auditório do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, dia 07/05, das 19h30 às 21h30, e no auditório do CEU Carrão, em parceria com o Instituto Baccarelli, no dia 10/05, das 15h30 às 20h30.
Já no sábado 11/05, das 12h às 15h, o Theatro São Pedro receberá A Liga do Beat 2024, campeonato de beatbox que valoriza a diversidade e a criatividade dos beatboxers brasileiros. A edição deste ano terá a presença do grupo The Beatbox House, além de artistas como Duckzy, Pellito, Big Johnny, BL, Magnum e Kaizonaro, e os ingressos podem ser retirados pelo site do Theatro São Pedro. Na sequência do final de semana, o Festival BeatFellas ocorre no domingo, 12/05, das 15h às 18h no Camarote FielZone, parceiro do evento. Ambas atividades têm entrada franca.
E, para finalizar a programação planejada pela Santa Marcelina Cultura e a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, os grupos The Beatbox House e BeatFellas conduzirão workshops e apresentações em Campinas, nos dias 13 e 14/05, para estudantes do Instituto Anelo e do Guri, além de uma conversa com alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Unicamp. As atividades em Campinas são exclusivas para os estudantes.
Na visão do Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, os workshops, apresentações e festivais reforçam o compromisso da organização com a cooperação internacional e trazem oportunidades de desenvolvimento para os estudantes do Guri e da EMESP Tom Jobim. “Essas conexões culturais internacionais são fundamentais para a Santa Marcelina Cultura, pois ampliam as perspectivas de formação não apenas aos nossos alunos e às nossas alunas, mas também aos(às) profissionais de todas as áreas envolvidas nessas atividades. O desenvolvimento cultural de todas as pessoas que integram essas ações é uma transformação importante que a nossa instituição acredita ser parte da realização da nossa missão”, disse.
Acompanhe a programação:
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.