Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Quarteto Tau apresenta viagem pelos sons do violão

14 de novembro de 2008

Aula-espetáculo do grupo tem erudito e popular

Quarteto TauNa última quinta-feira, dia 13 de novembro, o Guri Santa Marcelina realizou mais uma aula-espetáculo, desta vez no CEU São Carlos, com os violonistas do Quarteto Tau.

Formado por Breno Chaves, Fábio Bartoloni, José Henrique de Campos e Giacomo Bartoloni, o Quarteto Tau tem o propósito de demonstrar as diversas possibilidades de fazer música com o violão. Isso fica claro com o repertório, que inclui obras que vão do erudito ao popular.

Para Fábio Bartoloni, que integra o quarteto e também dá aulas de violão no Guri Santa Marcelina, “o violão é visto como um instrumento de acompanhamento, mas ele é mais do que isso. Podemos fazer solos, melodias e adaptar obras feitas para orquestra. Além disso, existe a técnica, a postura…”.

A partir disso, a aula-espetáculo do grupo apresenta um repertório novo para as crianças: “a aula-espetáculo é a formação de referência. As crianças estão muito acostumadas a ouvir músicas comerciais e muito do que é passado na mídia não tem qualidade. Assistir ao vivo músicas de outro repertório é importante para as crianças. É preciso apresentar para elas o máximo de possibilidades”.

PRIMEIRO CONTATO

Segundo Fábio, existe uma responsabilidade muito grande acerca dos concertos didáticos, pois é o primeiro contato que as crianças têm com um novo repertório e com os instrumentos: “a primeira impressão é a que fica. Então, o trabalho tem que ser muito bem feito”, enfatiza.

Orlando de Matos Junior, aluno de violão do Guri Santa Marcelina aprovou a apresentação do quarteto, “foi demais, muito bacana”, e aprovou as aulas do programa: “eu já tocava e comecei a fazer o curso para me aprofundar. O Guri Santa Marcelina tem muita qualidade no ensino. Nós aprendemos partitura, harmonia… O curso é muito bom!”, afirmou.

AGENDA

A próxima aula-espetáculo do Quarteto Tau será no dia 19 de novembro, no CEU Perus. Confira a agenda completa de concertos didáticos.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.