Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Primeira edição do World Voice Brasil acontece em SP

19 de março de 2015
 De 23 de março a 2 de abril de 2015 acontece em São Paulo (SP) a primeira edição do programa World Voice Brasil em parceria com o Guri.

Desenvolvido pelo British Council em diversos países, o World Voice é um programa de formação de efeito multiplicador, que visa assegurar a crianças e jovens a oportunidade de usar o canto em sala de aula. Além de desenvolver a musicalidade, o programa busca apoiar a aprendizagem do estudante de forma geral.

Em São Paulo, o World Voice será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o Programa Guri. Em 2014, um módulo de formação de lideranças musicais juvenis do World Voices foi desenvolvido no Programa Guri, com a participação de quatro estudantes do Coral Juvenil e duas canções tradicionais brasileiras, gravadas por alunos do Coral Infnatil, foram escolhidas para fazer parte do programa mundial: Peixe Vivo e Roda Pião.

Workshop para professores e alunos

A programação inclui workshops com professores e alunos da rede pública e a formação de multiplicadores da metodologia do World Voice, criada pelo British Council e  Richard Frostick, diretor artístico do programa. O objetivo é demonstrar como o canto pode ser integrado às atividades escolares de forma multidisciplinar. 

De 23 a 26 de março, a tutora britânica Sharon Durant trabalhará com dois grupos de alunos do Ensino Fundamental I e II (6 a 8 anos e 9 a 11 anos) do CEU Caminho do Mar, no bairro Jabaquara. Além de canções brasileiras, serão ensinadas canções de outros países que participam do programa, entre eles, Índia, Senegal, Etiópia, Argentina, Chile e Inglaterra. No final da semana, será realizada uma apresentação de coral dos alunos aberta ao público. 

Em paralelo, professores da rede pública serão capacitados para que possam utilizar em sala de aula a metodologia do World Voice. Os professores do Programa Guri participarão da formação de "Master Trainers" (multiplicadores), para que possam treinar outros professores futuramente. 

O programa vem ao encontro do cumprimento da Lei Federal no11.769 que tornou obrigatório o ensino de Música, em vigor desde 2012. O objetivo, no entanto, não é o de formar músicos, mas sim incluir a disciplina no currículo escolar para benefício da formação integral do aluno. A matéria pode ser dada por equipe multidisciplinar e tem como objetivo fundamental a sensibilização, o desenvolvimento da criatividade e do empoderamento do aluno.

Sobre World Voice Brasil

Desenvolvido pelo British Council em diversos países, o programa World Voice promove a troca cultural através da música. Estudantes de diferentes culturas e níveis sociais podem vivenciar e apreciar músicas e canções de diferentes partes do mundo.

O projeto envolve professores de canto altamente qualificados, que trabalham com professores e alunos da rede pública, oferecendo técnicas que levam o canto e a musicalização para as escolas, contribuindo para a aprendizagem, socialização e empoderamento da criança e do jovem. Os workshops são complementados pela mobilização de agentes e líderes locais, que ajudam no trabalho de reconhecimento do valor e do poder do canto como parte fundamental na educação.

Um elemento-chave do treinamento é compreender a prática pedagógica de ensino de cada país, suas exigências no currículo nacional e, assim, estabelecer parcerias locais – premissas fundamentais para o programa. Com diferentes abordagens, que variam conforme as necessidades do currículo escolar de cada país, o programa inclui:

Musicalização através do ensino de canto coral com músicas dos países participantes do programa.

Ensino de diferentes disciplinas através da música.

Ensino de língua estrangeira através da música.

No Brasil, o foco escolhido foi o primeiro, que promove contato com outras culturas de forma interdisciplinar com a linguagem musical.

Como a principal ferramenta utilizada é o canto em uma sala de aula, não há custo algum para as escolas empregarem a metodologia. Esse aspecto foi fundamental para que o programa pudesse ser disseminado com sucesso em países como Jordânia, Palestina, Bangladesh, Índia, Nepal, Colômbia, Chile, Argentina, Senegal e Etiópia.

 Troca cultural por meio da música

Para dar suporte aos professores treinados no programa, um songbook – banco de canções dos diversos países em que o World Voice acontece – está sendo permanentemente formado e ampliado. Através desse material, os alunos têm acesso a outros idiomas e à diversidade cultural e musical dos países que participam do programa. Os professores que fazem a formação também podem continuamente ampliar o repertório de canções para trabalhá-las em sala de aula.

 

Concerto World Voice Brasil

28 MAR 2015_sábado, 15h

CEU Caminho do Mar

Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 5.241, Jabaquara – São Paulo. Tel: (11) 3396-5550

Evento gratuito

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.