Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Prática da música coletiva é a novidade para 2010

03 de março de 2010

As aulas da Tom Jobim EMESP iniciaram-se nesta semana. Em 2010, os alunos vão encontrar uma escola que dará ênfase à prática coletiva de música. Essa reformulação, que fortalecerá formação de grupos de câmara eruditos e conjuntos de música popular, é o segundo passo na reestruturação do projeto pedagógico iniciado pela Santa Marcelina Cultura em 2009.

Segundo Silvio Ferraz, gestor pedagógico da Tom Jobim EMESP, a proposta é intensificar o ensino da música a partir da prática rítmica, de coral, escritura, música de câmara, prática de conjunto e modalidades de ensino de instrumento. “Esse é o grande diferencial da escola no Brasil, onde a prática de conjunto é sempre relegada a um segundo plano.”

Para isso, o quadro de coordenadores pedagógicos foi reforçado e agora conta com Adriana Schincariol Vercellino, Paulo Braga, Renato Bandel e Sérgio Kafejian, que trazem grande experiência justamente no campo da prática da música de câmara e do conjunto popular, bem como da música do século XX e XXI. “Hoje temos coordenadores pedagógicos com grande experiência na prática coletiva de música e fortalecemos a difusão, extensão, cursos livres e ensaios abertos.”

Até 2008 a escola dava um peso grande às aulas teóricas. “Hoje elas são disciplinas de apoio. O foco agora é o instrumento, a vivência musical”, explica Adriana. Segundo Paulo Braga, o papel do professor é fundamental para essa mudança de postura. “Ele está envolvido na adequação da escola ao novo método”.

Silvio aponta, também, que neste ano será possível avaliar por completo o resultado da nova grade curricular, “sempre pensando em buscar uma prática pedagógica mais objetiva e adequada ao aprendizado prático do instrumento musical. Por exemplo, para os adultos, o curso finalmente assume características de módulos, para que o aluno possa montar um curso conforme suas necessidades, tipo à la carte, com ênfase no ensino do instrumento.”

Estrutura

Dando continuidade às melhorias estruturais da Tom Jobim EMESP – ano passado os prédios das unidades Luz e Brooklin passaram por adequações –, em 2010 as novidades acontecem no apoio ao ensino. Durante o ano a escola receberá novos instrumentos, de forma que todos os cursos sejam beneficiados, uma nova biblioteca está sendo instalada na unidade Brooklin e o estúdio de gravação da Luz passará por renovação com a aquisição de novos equipamentos.

Camerata Aberta

Com o objetivo de estabelecer o diálogo entre a música atual e a histórica (dos séculos XIII ao XIX) a Tom Jobim EMESP formou a Camerata Aberta, com 16 músicos entre os mais experientes em repertório de música contemporânea, e inaugura um novo momento da música erudita no Brasil. “Esse grupo vai estimular o laboratório musical na Tom Jobim EMESP e incentivar a estreia de obras de compositores brasileiros”, explica Silvio.

Novos alunos

Nesta semana, inicia-se a convocação da primeira chamada para os candidatos classificados na seleção 2010 da Tom Jobim EMESP conforme a disponibilidade de vagas.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.