Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem Tom Jobim faz homenagem a Cyro Pereira e Radamés Gnattali

14 de maio de 2012

A Orquestra Jovem Tom Jobim selecionou obras dos compositores Cyro Pereira e Radamés Gnattali para os concertos do final de semana, no dia 19 (sábado), às 21h, e 20 de maio (domingo), às 11 horas.

A homenagem aos brasileiros contará com a participação especial da premiada pianista Karin Fernandes e do maestro Lutero Rodrigues, que divide a batuta com o regente titular do grupo, Roberto Sion.

Sobre a escolha dos homenageados, Sion explica que “são uns dos mais importantes compositores e arranjadores brasileiros que promoveram esse encontro da música erudita com a popular dentro da linguagem sinfônica, que é o foco do grupo”.

A apresentação traz duas peças de Cyro Pereira, Psycho Samba e Rapsódia Latina, e uma de Radamés Gnattali, Concerto Romântico, peça que contará com a participação da pianista Karin Fernandes. Completam o repertório Agora Sim, de Luiz Alvez e Luizão Paiva, Canção do Amanhecer, de Vinicius de Moraes e Edu Lobo, e Bye Bye Brasil, de Chico Buarque e Roberto Menescal.

Roberto Sion regente titular e diretor musical
Um dos mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, além de saxofonista, flautista e clarinetista, é compositor, arranjador, maestro e professor. Foi vanguardista na utilização sinfônica de elementos do jazz e da música brasileira. Estudou na Berklee School of Music e se aperfeiçoou no saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard. Estudou análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. de Oliveira e H. J. Koellreutter. Tem sete álbuns gravados e apresentou-se como solista nos Estados Unidos, Japão, Israel e em vários países da Europa.

Lutero Rodrigues regente convidado
Estudou violino e piano e concluiu o curso de regência da ECA-USP em 1980. Foi regente do grupo Madrigal Klaus-Dieter Wolff, que recebeu o prêmio de Melhor Coral do Ano de 1980, pela APCA. Estudou na Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha. Foi regente da Orquestra de Câmara de Curitiba, com a qual realizou turnês nacionais e internacionais, e regente titular e diretor artístico da Sinfônica da Paraíba. Foi diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão entre 1987 e 1990. Foi regente e coordenador musical da Sinfonia Cultura – Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura. Em 2009 concluiu o Doutorado em Musicologia na ECA-USP e hoje é professor do Instituto de Artes da UNESP. 

Karin Fernandes pianista
Premiada em 21 concursos de piano, Karin participou de diversos festivais, com destaque para o Third Oxford Philomusic e o Festival de Música e Teatro do Porto. Realizou cursos com Menahem Pressler, Cristina Ortiz, Bernard Flavigny e Maria João Pires. Como solista já se apresentou no Brasil, Portugal, Inglaterra, França, Argentina e Paraguai. Apresentou-se junto à Camerata OSESP, Orquestra Sinfônica de Campinas, OSESP, Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Possui 4 CDs gravados e em 2012 lança mais outros três.  Seu segundo CD solo, Karin Fernandes, piano, foi muito elogiado e indicado a vários prêmios, entre eles o de Melhor CD Erudito de 2000 e Artista Revelação de 2000.

Programa

Luiz Alves e Luizão Paiva
Agora Sim                                                                  
(Arr. Roberto Sion)

Cyro Pereira
Psycho Samba                             

Radamés Gnatalli
Concerto Romântico           

Vinicius de Moraes e Edu Lobo
Canção Do Amanhecer        
(Arr. Roberto Sion)

Cyro Pereira
Rapsódia Latina          

Chico Buarque e Roberto Menescal
Bye Bye, Brasil                               
(Arr. Nelson Ayres)

Serviço
Orquestra Jovem Tom Jobim
Data: 19/05, sábado
Horário: 21 horas
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Data: 20/05, domingo

Horário: 11 horas

Local: Sala São Paulo

Entrada franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.