Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Orquestra Jovem do Estado recebe Coral Jovem do Estado e Coral Juvenil do Guri para concerto na Sala São Paulo

02 de maio de 2016

 Obras de Prokofiev, Villa-Lobos e Flo Menezes estão no repertório da apresentação regida por Cláudio Cruz, dia 8 de maio, que também terá participação da Royal Academy of Music London

 

A Orquestra Jovem do Estado fará um concerto muito especial no dia 8 de maio (domingo). O grupo formado por 90 bolsistas com idades entre 13 e 25 anos, todos alunos da  Emesp Tom Jobim, recebe o Coral Jovem do Estado, outro grupo de difusão da escola paulista, o Coral Juvenil do Guri e mais dois jovens músicos da Royal Academy of Music London, para a apresentação marcada para as 16h, na Sala São Paulo.

 

Sob a regência do seu diretor musical e maestro titular Cláudio Cruz, a orquestra terá a companhia de 100 vozes com idades a partir de 12 anos que integram os coros. O concerto marca uma semana dedicada ao fortalecimento da música orquestral. A apresentação integra a programação da 3ª Conferência Internacional MultiOrquestra, que acontece de 10 a 12 de maio, em São Paulo.

 

No repertório, estão obras de três panoramas musicais diferentes: Suíte nº 2 Romeu e Julieta, de Prokofiev, dramática e lírica, mostrando as nuances psicológicas das personagens. Entre os anos 1920 e 1930, Prokofiev começou a se voltar para uma forma mais conservadora de escrita, na qual as melodias seriam o principal fator de desenvolvimento musical de suas obras e o balé Romeu e Julieta foi escrito nesse novo parâmetro. Já “laçoentrelaço”, de Flo Menezes, é uma composição contemporânea lançada em 2013 e que apresenta ideias entrelaçadas de maneira contínua a outras ideias, lidando com os arquétipos intervalo, melodia e acordes; e Choros no 10 “Rasga Coração”, de Heitor Villa-Lobos, um ótimo exemplo de como o autor unia o choro ao samba nascente. A obra, estreada em 1926, tem caráter monumental e foi composta para coro misto e orquestra.

 

A Orquestra Jovem do Estado tem patrocínio do Banco Itaú, Rede, do Bank Of America Merrill Lynch, da Companhia Paulista de Parcerias (CPP) do Governo do Estado de São Paulo e do escritório Machado Meyer Advogados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 

Programa:

SERGEI PROKOFIEV Suíte nº 2 Romeu e Julieta,

FLO MENEZES laçoentrelaço”

HEITOR VILLA-LOBOS Choros nº 10 “Rasga o coração”

 

Serviço:

Data: 8 de maio, domingo

Horário: 16h

Local: Sala São Paulo

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo – SP

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.