Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Ópera Estúdio apresenta Tutto nel Mondo è Burla!

09 de novembro de 2011

Em comemoração ao ano da Itália no Brasil, Mauro Wrona e Iacov Hillel buscaram inspiração nas clássicas óperas do país para montar o espetáculo Tutto nel Mondo è Burla!.

Personagens famosos como Nemorino, de L’Elisir d’Amore, Violetta, de La Traviata, e Musetta, de La Bohème, se encontram durante a montagem do Ópera Estúdio, da EMESP Tom Jobim, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Pinacoteca do Estado.

A produção é resultado de um ano de trabalho do professor Mauro Wrona com os alunos do Ópera Estúdio, curso regular do ciclo avançado da EMESP.

Tutto nel Mondo è Burla!, que em português significa “tudo no mundo é zombaria!”, é o trecho musical final da ópera Falstaff, última obra lírica composta por Giuseppe Verdi. “Um dos mais importantes operistas italianos, depois de compor sobre tantas histórias tristes, despediu-se do mundo com uma grande gargalhada”, explica Mauro Wrona, coordenador do curso Ópera Estúdio. Esse é o espírito que permeia todo o espetáculo. 

“A montagem está alegre e leve, pois reunimos os trechos divertidos de cada obra”, conta o diretor teatral Iacov Hillel. Ele explica que a ideia foi colocar personagens de diversas óperas italianas para interagir em contextos diferentes dos originais.

O fio condutor da montagem é a garrafa do elixir do amor de Nemorino (L’Elisir d’Amore), que passará pelas mãos de diversos personagens durante o espetáculo.  

Serão 20 números musicais com trechos das óperas: L’Elisir d’Amore e Lucrezia Borgia, de Gaetano Donizetti, La Traviata, Rigoletto e Falstaff, de Giuseppe Verdi, La Bohème, de Giacomo Puccini, e La Cenerentola, de Gioachino Rossini.  

O espaço escolhido na Pinacoteca do Estado para abrigar o espetáculo foi o Octógono, em que a encenação se desenvolve na parte central e o público fica disposto em volta, como nas antigas arenas. “Esta disposição proporciona maior integração pela proximidade entre público e cantores, já que a atuação será dirigida para todos os lados”, conta Hillel.

Serviço

Dias: 18 (sexta-feira, às 16h), 19 (sábado, às 18h) e 20/11 (domingo, às 16h)
Ingressos: 18 e 20/11 – R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)
19/11 – Entrada Franca
 

Local: Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2, São Paulo, SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.