Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Oficina em pedagogia musical Dalcroze

01 de julho de 2011

Atividade é voltada para os professores de Iniciação e Teoria Musical e acontecem de 7 a 9 de julho na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O mês de julho, no Guri, é reservado para que os professores passem por um período de capacitação como forma de ampliar as ferramentas pedagógicas que ele pode utilizar no dia-a-dia do ensino de música dentro do Programa. Nesta primeira semana do mês estão previstos dois importantes momentos de formação: nos dias 4, 5 e 6, com a Jornada de Capacitação (saiba mais aqui) aberto para todos os colaboradores do Guri e nos dias 7, 8 e 9 com uma oficina sobre a pedagogia musical Dalcroze voltado para os professores de Iniciação e Teoria Musical. A oficina tem o propósito de apresentar atividades práticas que possam ser aplicadas aos alunos do programa.

A oficina será ministrada pelo professor Iramar Rodrigues, que trabalha no Instituto Dalcroze de Genebra desde 1975 e vem divulgando a proposta pedagógica desenvolvida pelo Instituto.
A pedagogia musical Dalcroze busca relacionar música, escuta e movimento corporal de forma que estejam estreitamente ligados e interdependentes. Foi desenvolvida entre os anos de 1885 e 1950 por Émile Jacques Dalcroze enquanto trabalhava com seus alunos de harmonia no Conservatório Superior de Genebra e serviu de base para muitos métodos de ensino musical surgidos posteriormente.
 Segundo a coordenadora pedagógica Valéria Zeidan, os professores do Guri já tiveram um primeiro contato com a pedagogia em julho do ano passado, quando 60 professores fizeram a oficina. “Para este ano, manteremos as mesmas 60 vagas. É uma oportunidade para quem quer continuar a se desenvolver na pedagogia Dalcroze e também para levar esse conhecimento para os professores recém contratados”, explica.

SERVIÇO
Pedagogia musical Dalcroze
DIAS: 7, 8 e 9/7
HORÁRIO: 9h às 13h
LOCAL: Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios 363 – Bom Retiro

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.