Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Nove concertos encerram temporada 2017 dos Grupos do Guri

30 de novembro de 2017

Em sua reta final, a temporada 2017 do Grupos Infantis e Juvenis do Guri apresenta nove concertos em dezembro. Tem música para todos os gostos, em diversos espaços da cidade de São Paulo – museus, igrejas e CEUs –, além de uma apresentação em São Caetano do Sul. Oito grupos entram em ação: tem Orquestra Sinfônica, Orquestra de Cordas, Corais Juvenil, Infantil e de Familiares, Regional de Choro, e todas as Bandas Sinfônicas juntas – além de convidados especiais.

Confira abaixo a lista dos eventos e programe-se! Vale lembrar que todos os concertos têm entrada gratuita.

♦Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil recebe Emmanuele Baldini
• Masp Auditório, dia 2, às 16h
• Teatro Paulo Machado de Carvalho (São Caetano do Sul), dia 3, às 11h
Em seu último programa da temporada a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri recebe um dos principais músicos em atividade no Brasil: o violinista e maestro italiano Emmanuele Baldini. Referência na cena nacional, Baldini é spalla da Osesp, além de incansável intérprete e divulgador da música clássica. Sob sua batuta os jovens da Sinfônica do Guri – que terão ainda a companhia de alunos da EMESP Tom Jobim em suas fileiras – interpretarão um repertório robusto. O programa se inicia com a bela abertura da ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, e segue com outra abertura, dessa vez para a música incidental de Egmont, de Beethoven. Depois é a vez da famosa suíte Karelia, do romântico finlandês Jean Sibelius; encerra a apresentação as Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos, notória pela tocata O Trenzinho do Caipira, uma das melodias mais conhecidas da música brasileira.

♦Coral Infantil e Coral de Familiares com Ana Yara Campos e Lidiana Mincov, regentes convidadas
• Paróquia Assunção de Nossa Senhora, dia 3, às 16h
Os caçulas – e os mais velhos – do Guri se despedem de 2017 com um programa divertido e natalino na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, na alameda Lorena, na região da Paulista. Sob regência de suas maestrinas convidadas, Ana Yara Campos e Lidiana Mincov, os corais interpretam melodias conhecidas do grande público. O Coral Infantil apresenta as versões em português que Ana Yara Campos adaptou de peças de Schumann e García Lorca, além de clássicos de Waldemar Henrique e temas natalinos. Já o pessoal do Coral de Familiares canta músicas amadas pelo grande público, como Os Cantores do Rádio, de Lamartino Babo, João de Barro e Alberto Ribeiro, Ó Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga, e Berimbau, de Vinicius de Moares e Baden Powell, entre outras.

♦Coral Juvenil do Guri recebe Vitor Gabriel, regente convidado
• Paróquia São Luis Gonzaga, dia 9, às 10h
• Masp Auditório, dia 10, às 16h
Em seu terceiro e último programa da temporada, o Coral Juvenil do Guri recebe como convidado o prestigiado maestro Vitor Gabriel, num repertório dedicado à música vocal brasileira recente, com composições dos séculos XX e XXI. São duas apresentações, ambas na avenida Paulista: no sábado, dia 9, na Paróquia São Luis Gonzaga; e no domingo, dia 10, no Masp Auditório.

♦Regional de Choro Infanti-Juvenil com Dinho Nogueira (regente), Izaías Bueno (bandolim) e Zé Barbeiro (violão de sete cordas)
• MIS (Museu da Imagem e do Som), dia 10, às 14h
Em sua última apresentação do ano o Regional de Choro Infanto-Juvenil recebe como convidados dois grandes nomes do gênero: o bandolinista Izaías Bueno – líder do grupo Izaías e Seus Chorões – e o violonista e compositor Zé Barbeiro, que toca o violão de sete cordas. Como regente o grupo segue com seu convidado de 2017, o maestro Dinho Nogueira.

♦Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil com Thibault Delor
• Paróquia Assunção de Nossa Senhora, dia 10, às 16h
Novamente sob a batuta de seu regente convidado, a Orquestra de Cordas do Guri fecha a temporada com um concerto na Paróquia Assunção de Nossa Senhora, no bairro dos Jardins. No repertório, peças de Antonín Dvorák, Tomaso Albioni, e uma seleção de temas de ópera.

♦Encontro de Bandas do Guri com Laszlo Marosi
• CEU Alvarenga, dia 15, às 15h
• Masp Auditório, dia 16, às 16h
Um dos pontos altos da temporada de todos os Grupos Infantis e Juvenis, o Encontro de Bandas do Guri encerra a programação de 2017. Serão dois concertos especiais, no CEU Alvarenga (sexta-feira, dia 15) e no Masp Auditório (sábado, dia 16), que reunirão no mesmo palco a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri, a Banda Sinfônica Juvenil do Guri, e membros da Banda Sinfônica Jovem do Estado – grupo de difusão ligado à EMESP Tom Jobim. E quem comanda o espetáculo é o regente húngaro Laszlo Marosi. Nascido em Sarvar, Marosi é formado pela Academia de Música Franz Liszt, de Budapeste, e tem uma sólida carreira especializada na regência de bandas e grupos de sopros. O programa inclui peças de Anacleto de Medeiros, Philip Sparke, Johan de Meij, Andrew Boysen Jr., Ferenc Farkas, Jules Massenet, Frigyes Hidas e Arpad Balazs.

Aproveitando sua passagem pelo Brasil, Marosi faz uma master class no Masp Auditório nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. As inscrições estão abertas e vão até o dia 7 de dezembro; leia mais detalhes e inscreva-se aqui.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.