Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Mais de 700 guris na abertura dos Horizontes Musicais

24 de março de 2012

Foi mais um encontro daqueles. Mais de 700 alunos de 17 polos do Guri que se localizam nos diversos bairros da capital paulista participaram da abertura da temporada 2012 da série de concertos Horizontes Musicais, que aconteceu em 21 de março no Memorial da América Latina.

No programa, o grupo mineiro Uakti, reconhecido internacionalmente e que há 34 anos tem como princípio construir os próprios instrumentos que utiliza em seus concertos. As peças possuem sonoridades bastantes distintas e ganham nomes prá lá de inusitados, como o instrumento de sopre chori smetano, formado por cabaça e tubo de PVC ou o instrumento de percussão trilobita,construído com 10 tubos de PVC. 

Para Webster Silas da Silva, aluno de contrabaixo do polo CEU Perus, as aberturas dos Horizontes Musicais são sempre grandes apresentações, contou, antes do concerto. Segundo o coordenador pedagógico do Guri, os Horizontes Musicais em 2012 tem a perspectiva de fundir estilos.

Em 2012 a série de concertos didáticos contará com 16 grupos musicais convidados que farão 45 apresentações em 24 palcos nos teatros dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) onde se encontram polos do Guri e em espaços culturais da região metropolitana. Nesta ano a série tem dois amplos objetivos: trabalhar a ampliação de repertório dos alunos do Guri, e para essa tarefa convidou músicos como o acordeonista Toninho Ferragutti e grupos como o Trio Curupira, Percorso Ensemble entre outros; e estimular a formação de público, tarefa indica para artistas e grupos como Tim Rescala, A Barca, Ópera Portátil entre outros. 

A série aulas-espetáculo ganhou nova denominação – Horizontes Musicais – em 2011 quando recebeu patrocínio exclusivo do Bank of America Merrill Lynch e apoio institucional do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que se repetem em 2012. Acontece entre os meses de março e novembro e todos os concertos são gratuitos e abertos ao público. Programe-se.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.