Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Maior série musical da Região Metropolitana termina com homenagem ao samba paulista

19 de novembro de 2012

 Em 2012, a série Horizontes Musicais realizou 60 concertos gratuitos e 30 grupos musicais que tocaram em 29 palcos da capital paulista e cidades da região metropolitana. Osvaldinho da Cuíca encerra temporada no Memorial da América Latina, quinta-feira, dia 22 de novembro, às 15h

Estamos encerrando mais uma temporada da série de concertos didáticos Horizontes Musicais com muito a comemorar. Com patrocínio do Bank of America e Cetip por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e realização da Santa Marcelina Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Governo Federal, ampliamos e intensificamos a oferta de experiências musicais distintas aos nossos alunos e à comunidade. Foram 60 concertos gratuitos e 30 grupos musicais que se distribuíram em 29 palcos da capital paulista e cidades da Região Metropolitana na mais ampla e diversificada série musical que acontece na região.

Tendo como principal ideia a fusão de estilos, a série Horizontes Musicais mostrou aos alunos como essas mesclas começam a criar novas sonoridades. A série teve início em março com um concerto do UAKTI no Memorial da América Latina e depois percorreu os teatros de 17 CEUs onde estão localizados Polos do programa, além de espaços em Guarulhos, Santo André, Osasco e Arujá. Sucederam-se nos palcos grupos como Wadaiko Sho, Trio Curupira, Percorso Ensemble, Ópera Portátil, e nomes consagrados como Toninho Ferragutti, Tim Rescala e Alexandre Ribeiro, entre tantos outros, que apresentaram os mais diversos estilos musicais para cerca de 20 mil pessoas.

Osvaldinho da Cuíca
O sambista, ritmista, passista, cantor e compositor, Osvaldinho da Cuíca faz apresentação gratuita de encerramento da segunda edição do Horizontes Musicais, série de concertos didáticos gratuitos, destinada aos alunos do Guri na capital e Grande São Paulo. O concerto será realizado no dia 22 de novembro, quarta-feira, às 15h, no Memorial da América Latina. O Guri é programa de formação musical da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, administrado pela Organização Social Santa Marcelina na capital e Grande São Paulo.

O público poderá conferir os clássicos do samba paulista de autoria do próprio Osvaldinho da Cuíca e de outros mestres, ao lado de Ventura Ramirez, considerado por muitos como o melhor “7 cordas” do Brasil. O repertório é baseado em seus dois últimos lançamentos, o DVD Cidadão Samba, documentário que conta a história do mestre do samba paulista, e o livro Batuqueiros da Paulicéia, recém lançando pela editora Bacarolla.

Ampliar horizontes

Além dos espetáculos elaborados para ampliação de repertório dos alunos do Guri, a iniciativa tem também como objetivo estimular a formação de público. “A ideia é sempre trabalharmos em parceria com as escolas e instituições da região e levar música de qualidade até locais fora do eixo central. Com isso, contribuímos para o fortalecimento de atividades culturais na periferia da cidade”, explica o coordenador pedagógico do Guri e curador da Série, Ricardo Appezzato.

Segundo Appezzato, a seleção de artistas reuniu grupos que mesclam diferentes linguagens de forma didática, que passam pelo jazz contemporâneo e o choro, a música popular tradicional e a erudita, até as formações clássicas, bem como a música contemporânea e o experimentalismo musical. Também não foi deixada de lado a apreciação à música étnica e às grandes obras da história musical. “Essa edição trouxe a fusão de diversas características para apresentar um amplo e estimulante panorama da música instrumental popular e da música de câmara brasileiras, além de participações internacionais, que possibilitaram aos alunos, familiares e comunidades conhecer diferentes estilos, e vivenciar novas perspectivas musicais”.

Saiba mais sobre o concerto de encerramento da série Horizontes Musicais com Osvaldinho da Cuíca aqui.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.