Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Juilliard retoma parceria e traz quinteto

10 de maio de 2013

Músicos que formam o Juilliard Chamber Musicians são os representantes da escola americana no intercâmbio que vai possibilitar, pelo quarto ano consecutivo, a alunos do Guri, acompanhar master classes, ensaios e até realizar um concerto com o grupo

Desde 2010 tem se tornado rotina a presença de estudantes de graduação ou mestrado da Juilliard School de Nova Iorque, uma das mais destacadas escolas de música do mundo, nas salas de aula dos polos de ensino do Programa Guri, e nos ensaios e concertos dos Grupos Infantis e Juvenis.

Neste ano não vai ser diferente. A escola estadunidense, que já contou com grandes nomes da música em seus bancos como a soprano Renee Fleming, o regente James Levine, o violoncelista Yo Yo Ma e o violinista Itzhak Perlman, destacou um quinteto liderado pela violoncelista Claire Bryant: Francesca Depasquale (violino), Megan Griffin (viola), Emi Fergunson (flauta) e Vasko Dukovski (clarineta) para trocar muita experiência e mostrar como é o ensino musical fora do País. 

Os profissionais visitantes são envolvidos em projetos de educação musical nas escolas públicas de Nova Iorque e em outras partes do mundo e trazem um pouco de suas experiências e vivências como instrumentistas. 

Nos dez dias que ficará no Brasil, o grupo realizará master classes nos polos Brooklin (20) e Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Atlântica (24). Os ensaios, com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, acontecem no polo Júlio Prestes (18 e 25) e EMESP Tom Jobim (24) e os concertos dos Horizontes Musicais nos polo dos CEUs Meninos (22), Rosa da China (22) e Campo Limpo (23). O concerto que une o grupo com integrantes da Orquestra Sinfônica acontece no dia 26 de maio, 11 horas, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, que fica no bairro do Morumbi. 

Também estão previstas atividades do grupo com alunos da EMESP Tom Jobim. A cooperação pedagógica entre a Santa Marcelina Cultura e a Juilliard School visa reunir a excelência de ensino musical da escola novaiorquina com a experiência sociopedagógica desenvolvida no Programa Guri. Conta com o apoio do Consulado dos Estados Unidos. 

Todas as atividades do Intercâmbio Sociocultural com a Juilliard School tem apoio institucional do Consulado dos Estados Unidos e estão inseridas na política de Relacionamento Institucional que a Santa Marcelina Cultura mantém com as principais instituições de música do mundo, como também ocorre com o Conservatório de Música e Dança de Paris, da França (veja matéria aqui), The Sage Gateshead, da Inglaterra (veja matéria aqui) e o Conservatório de Amsterdã, na Holanda entre outras importantes instituições.

Na foto de Regina de Grammont, Ritchie Zah estudante de violino da Juilliard School e alunos da Orquestra de Cordas, em 2011. 

 

Programação do Juilliard Chamber Musician com o Programa Guri

18 de maio, 14h
Ensaio com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, no Polo Júlio Prestes.

20 de maio, 14h
Master class no Polo Brooklin.

22 de maio, 11h
Juilliard Chamber Musicians no CEU Meninos pela série Horizontes Musicais.

22 de maio, 16h
Juilliard Chamber Musicians no CEU Rosa da China pela série Horizontes Musicais.

23 de maio, 16h
Juilliard Chamber Musicians no CEU Campo Limpo pela série Horizontes Musicais.

24 de maio, 9h
 Ensaio com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, na EMESP Tom Jobim.

24 de maio, 14h
Master class no Polo CEU Vila Atlântica.

25 de maio, 9h
Ensaio com a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, no Polo Júlio Prestes.

26 de maio, 11h
Concerto da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri com Julliard Chamber Musicians na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.