Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Jornada de Capacitação 2010 do Guri Santa Marcelina

28 de janeiro de 2010

Quatro dias de intensas atividades reúnem todos os mais de 200 colaboradores do programa

Cia. de Teatro Arte Tangível, que apresentou a peça Sobre sonhos e esperançaDe 26 a 29 de janeiro, no auditório Laura Abrahão, da Faculdade Santa Marcelina (FASM), em Perdizes, acontece a Jornada de Capacitação 2010 do Guri Santa Marcelina. Todos os colaboradores do programa participarão de uma intensa grade de atividades, incluindo palestras, debates, filme, peça de teatro, entre outras. Permeada por muita música e espaços para discussões, a Jornada é um evento de grande importância no calendário anual do Guri Santa Marcelina. É o momento em que todos os colaboradores se encontram, trocam experiências e expectativas, conversam sobre o crescimento musical de seus alunos e também sobre as dificuldades enfrentadas. Tiram dúvidas e também têm espaço para a geração de novas ideias, que contribuirão para aprimorar e enriquecer suas práticas no ano letivo que está apenas começando.

As atividades oferecidas durante a semana foram selecionadas a partir de demandas e questões que apareceram nas suas práticas como professores, assistentes sociais, monitores e agentes de polo ao longo de 2009. A necessidade de aprofundar a discussão sobre alguns temas surgiu, portanto, naturalmente, a partir do que era reportado e observado nas atividades do programa com os alunos e seus familiares.

A abertura aconteceu na terça-feira, 26 de janeiro, com a Cia. de Teatro Arte Tangível, que apresentou a peça Sobre sonhos e esperança (foto), baseada na vida e obra do educador Paulo Freire. A seguir, o maestro Vitor Gabriel apresentou a palestra “O canto coletivo em 5 sentidos”, em que abordou esse tipo de prática musical em diferentes épocas e contextos culturais, seguida de atividade prática de canto coral.

No segundo dia, o secretário para América Latina e Caribe da International Lesbian and Gay Assotiation (ILGA) Beto de Jesus abordou a diversidade na palestra “Convivendo com a diversidade”. À tarde, foi exibido o filme O Solista, dirigido por Joe Wright, que trata da história verídica de um talentoso estudante de música que, paralelamente, desenvolve um processo de esquizofrenia.

Com o tema “Acolhimento afetivo e desenvolvimento intelectual”, a psicóloga Lídia Aratangy abriu o terceiro dia de atividades. À tarde, o músico, ensaísta e professor de literatura José Miguel Wisnik falou sobre “O erudito e o popular na música brasileira”.

No último dia, o filósofo Alípio Casali apresenta palestra sobre “Ética”, questão central para qualquer atividade educativa. À tarde, depois de uma apresentação do planejamento dos novos Grupos Infanto-Juvenis pelo coordenador Ricardo Apezzato, a professora Yara Caznok promoverá um bate papo sobre “O valor pedagógico das apresentações musicais”. Para encerrar, a gestora do Guri Santa Marcelina Giuliana Frozoni, a coordenadora social Marta Bruno e a coordenadora pedagógica Valéria Zeidan fazem um balanço de 2009 e apresentam as expectativas do programa para 2010.

Durante os quatro dias de atividades, os colaboradores participam ainda de encontros de equipes e assistem a relatos de experiência e diversas apresentações musicais de professores do programa, além do percussionista Fernando Rocha, que encerra a Jornada.

A unidade Perdizes da FASM fica na rua Dr. Emilio Ribas, nº 89, Perdizes, São Paulo (SP).

Acompanhe o programa da Jornada de Capacitação 2010 do Guri Santa Marcelina.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.