Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Horizontes Musicais traz novidade em setembro

02 de setembro de 2011

Destaque do mês é o grupo Horn Brasil, um regional de choro que tem o trompista Adalto Soares como solista. Sujeito a Guincho, Durum e Ópera Portátil completam a série.

O Guri dá continuidade, em setembro, a série de concertos Horizontes Musicais, que leva aos polos do Programa concertos gratuitos com grupos instrumentais expoentes da música brasileira. Em setembro, serão realizados seis concertos, sendo que o destaque é o grupo Horn Brasil, que tem a frente o trompista Adalto Soares, criador da Cia. Lyra de Tatuí.
 

O Horn Brasil surgiu em 2003 para a realização do disco Choro: tico tico e outros mais. Adalto explora uma faceta da trompa pouco desenvolvida: como solista em um regional de choro. Acompanhado de violão e percussão, e tendo ao seu lado um trompete solista, executa ritmos e gêneros brasileiros provenientes das mais diversas regiões do país, como samba, baião, xote, carimbó, xula, maxixe, frevo e choro. O grupo faz três apresentações nos CEUs Perus (27/9, 16h), São Rafael (28/9, 11h) e São Mateus (28/9, 11h).
 

Três outros grupos, que já se apresentaram na série, também fazem concertos em setembro. O Durum, criado em 2005, dedica-se à pesquisa e prática da música para percussão dos séculos XX e XXI, além da unir a música contemporânea com a dança, as artes cênicas e artes visuais. O grupo faz seu segundo concerto na série, no CEU Vila Curuçá (12/9, 16h).
 

O Sujeito a Guincho, formado por cinco clarinetistas, explora a riqueza de timbres, expresividade e versatilidade do instrumento. O grupo já venceu importantes concursos da música brasileira como o Prêmio Eldorado de Música (1995) e Prêmio Sharp (1996) e se apresenta no CEU Casa Blanca (15/9, 16h).
 

Encerra a série de concertos, em setembro, a Ópera Portátil, grupo que surgiu em 2005 com a intenção de levar ao público, de forma tradicional e encenada, óperas de curta duração e de roteiro agradável. O grupo apresenta Bastião e Bastiana, uma das primeiras obras de Mozart. No CEU Rosa da China, dia 30, às 16h. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.