Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Horizontes Musicais conta com oito concertos em maio

03 de maio de 2012

Cinco grupos fazem oito concertos didáticos em CEUs onde o Guri tem polo de ensino de música entre os dias 3 e 31 de maio. Apresentações são gratuitas e abertas à comunidade.

O friozinho que chegou com o mês de maio é excelente para acompanhar a programação dos Horizontes Musicais, a série de aulas-espetáculos do Programa Guri. São cinco atrações: Quinteto Brassuka, Toninho Ferraguti, Alexandre Ribeiro Quarteto, Coro de Câmara da Unesp e Trio Curupira, em oito concertos em polos nos CEUs, entre os dias 3 e 31 de maio.
Em 2012 a série contará com 16 grupos musicais convidados que farão 45 apresentações em 24 palcos nos teatros dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) onde se encontram polos do Guri e em espaços culturais da região metropolitana. Nesta ano a série tem dois amplos objetivos: trabalhar a ampliação de repertório dos alunos do Guri, e para essa tarefa convidou músicos como o acordeonista Toninho Ferragutti e grupos como o Trio Curupira, Percorso Ensemble entre outros; e estimular a formação de público, tarefa indica para artistas e grupos como Wadaiko Sho, Tim Rescala, A Barca, Ópera Portátil entre outros.
A série aulas-espetáculo ganhou nova denominação – Horizontes Musicais – em 2011 quando recebeu patrocínio exclusivo do Bank of America Merrill Lynch e apoio institucional do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que se repetem em 2012. Acontece entre os meses de março e novembro e todos os concertos são gratuitos e abertos ao público. Programe-se.

CONHEÇA OS GRUPOS

Quinteto Brassuka
Os instrumentos de metal que formam uma orquestra (trompete, trombone, trompa e tuba) são a base do Brassuka, grupo camerístico criado em 2011 pelos músicos paulistanos Moisés Américo da Silva, Pedro Santos, Eder Tavares, Tiago Azevedo e Marcos Gomes Tudeia, que buscam levar a sonoridade desses instrumentos para diferentes plateias de uma forma irreverente e divertida.
Apesar de muitos terem ideia de um resultado sonoro agressivo quando falamos neste tipo de formação, não é raro, após as apresentações do quinteto, encontrar um público admirado e encantado com a descoberta de uma nova referência musical.
O repertório do Brassuka passa pelos diversos períodos da música ocidental chegando até compositores contemporâneos, além de músicas do folclore de diversas culturas. Um exemplo de que com muita criatividade é possível apresentar ao público um som diferenciado, instigante e inovador. 

Toninho Ferragutti
Instrumentista, compositor e arranjador, Toninho Ferragutti é um dos mais importantes nomes do acordeão moderno brasileiro. É presença constante em gravações e em shows de grande parte dos artistas da MPB e também como solista de importantes Orquestras como Osesp, Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica do Recife e da Paraíba. Seu CD Sanfonemas foi indicado ao Grammy Latino no ano 2000 na categoria de música regional e o seu mais recente CD solo, Nem Sol nem Lua, esteve na opinião de diversos críticos entre os dez melhores lançamentos no ano de 2006.
Ao lado de Zé Alexandre Carvalho no contrabaixo e Alexandre Ribeiro na clarineta, Toninho traz ao público dos Horizontes Musicais suas composições interpretadas no acordeão com impressionante sensibilidade, capacidade de improvisação e virtuosismo, mostrando toda e beleza e riqueza desse instrumento.

Alexandre Ribeiro Quarteto
O quarteto que tem como líder Alexandre Ribeiro conta com músicos com grande vivência no choro e no samba, que apresentam uma mistura instrumental que tem como base a música brasileira e seus variados ritmos, mas que inclui também elementos do jazz, da música latina e erudita.
A formação do grupo é a do clássico regional de choro, com clarinete, violão de sete cordas, percussão e cavaquinho (ou bandolim). Esses instrumentos todos atuam não apenas no acompanhamento, mas também tecem um diálogo entre si, buscando uma sonoridade peculiar.
A proposta é apresentar ao público a musicalidade e as possibilidades sonoras de cada instrumento, não perdendo a originalidade das composições e mantendo a linguagem particular de cada músico no palco. 

Coro de Câmara da Unesp
Criado pelo Departamento de Música do Instituto de Artes UNESP, o Coro de Câmara iniciou suas atividades em 2005. É formado por alunos dos bacharelados em Canto, Composição, Regência, Instrumento e Licenciatura em Educação Musical. Tem como objetivo o desenvolvimento técnico-vocal, estilístico e interpretativo e conta com a regência do maestro Victor Gabriel.
O Coro interpretou várias obras do período colonial brasileiro, Villa-Lobos (algumas das obras sacras), Bach (motetos e cantatas), Schütz (As sete palavras de Cristo na cruz), Castelnuovo Tedesco (Romancero Gitano) entre outros, com a Orquestra Sinfônica da USP. Com a Banda Jovem do Estado de São Paulo interpretou Alexandre Nevsky (Prokofiev) e diversas obras corais a capela de compositores brasileiros (Mahle, Guarnieri, Lacerda, Lorenzo Fernandez, Widmer, Viera Brandão). Para esta série de concertos, o Coro apresentará um diálogo com a dança e a música flamenca. 

Trio Curupira
O Trio Curupira nasceu, em 1996, de um encontro de ideais e afinidades de André Marques (pianista do grupo de Hermeto Pascoal), Ricardo Zohyo (atualmente Fábio Gouvêa) e Cleber Almeida. Determinados a desenvolver um trabalho diferenciado, fruto de pesquisas musicais e culturais, tendo por base a genuína música do Brasil, eles percorrem todos os ritmos e eliminam as fronteiras entre estilos.
O nome se refere ao personagem mítico do folclore brasileiro encarregado de proteger as florestas e os animais. Esse é o espírito do trio: defender a música e a cultura brasileira, sem preconceitos. Já lançou dois CDs, sendo que o segundo, Pés no Brasil, Cabeça no Mundo, recebeu indicações ao Grammy Latino 2008 e muitos elogios da crítica.
Tendo como formação tradicional o trio com piano, baixo e bateria, o grupo também utiliza flautas, cavaquinho, guitarra, percussão, escaleta, entre outros instrumentos, de forma a misturar os elementos de matrizes culturais tão distintas como a indígena, a africana, a europeia e a árabe, entre outras.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE MAIO

03-mai|16h – Quinteto Brassuka no CEU Navegantes
08-mai|16h – Toninho Ferragutti no CEU Meninos
10-mai|16h – Alexandre Ribeiro Quarteto no CEU Pera Marmelo
14-mai|16h – Coro de Câmara da Unesp no CEU São Mateus
18-mai|16h – Alexandre Ribeiro Quarteto no CEU Rosa da China
25-mai|16h – Trio Curupira no CEU São Rafael
28-mai|16h – Coro de Câmara da Unesp no CEU Campo Limpo
31-mai|16h – Quinteto Brassuka no CEU Casa Blanca

LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES

CEU Campo Limpo
Avenida Carlos Lacerda, 678, Pirajussara, São Paulo. Tel. 5844-2038.
CEU Casa Blanca
Rua João Damasceno, s/n, Vila das Belezas, São Paulo. Tel. 5816-6979.
CEU Meninos
Rua Barbinos, 111, Vila Independência, São Paulo. Tel. 2083-1342.
CEU Navegantes
Rua Maria Moassab Barbour, s/n, Pq. Res. Cocaia, São Paulo. Tel. 5931-5864.
CEU Pera Marmelo
Rua Pera Marmelo, 226, Jardim Santa Lucrecia, São Paulo. Tel. 3945-2392.
CEU Rosa da China
Rua Clara Petrela, s/n, Jardim São Roberto, São Paulo. Tel. 2703-9716.
CEU São Mateus
Rua Curumatin, 201, Parque Boa Esperança, São Paulo. Tel. 2734-2833.
CEU São Rafael
Rua Cinira Polônio, 100, Cj. Pró-Morar Rio Claro, São Paulo. Tel. 2751-3900.  

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.