Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guris recebem músicos da Juilliard School

24 de maio de 2011

Bolsistas de um dos mais conceituados conservatórios do mundo estarão entre 31 de maio e 11 de junho realizando master classes, aulas, recitais e um concerto com a Orquestra de Cordas do Guri.

Pelo segundo ano consecutivo, músicos da Juilliard School, principal escola de música dos Estados Unidos e um dos mais importantes e conceituados conservatórios do mundo, participam de uma nova temporada de master classes, aulas, recitais, ensaios e concertos com alunos do Guri. Alunos da Emesp Tom Jobim e integrantes da Orquestra Jovem do Estado também serão beneficiados pela parceria entre a escola de Nova Iorque e a Santa Marcelina Cultura, com apoio do Consulado Norte-Americano.

Um Quinteto de Cordas formado pela professora-assistente de violoncelo Claire Bryant, e os alunos de mestrado e bolsistas da Juilliard School Megan Griffin (viola), Ritchie Zah (violino), Charles Yang (violino) e Kristoffer Saebo (contrabaixo) realizam, a partir do dia 31 de maio, cerca de 50 master classes, dez recitais, um concerto, aulas, ensaios e debates pedagógicos. O grupo encerra as atividades em uma apresentação com a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri no dia 11 de junho, no CEU Casablanca.

Segundo o coordenador pedagógico do Guri, Ricardo Apezzatto, a continuidade da parceria possibilita uma rica troca de experiências, e, principalmente, desenvolver o ensino de cordas no Guri. “Este ano, buscamos um aproveitamento musical maior entre os parceiros, com a realização de atividades focadas nos alunos mais avançados do programa e nos Grupos Infanto-Juvenis”, avalia. Para Ricardo, outro ponto importante é a formação continuada do professores.

O vice-presidente para estratégias artísticas da Juilliard School, Christopher Mossey, destaca a ampla possibilidade de repertório que os alunos terão com o quinteto. “Neste ano todos os instrumentos de cordas ensinados no Guri estão representados e até teremos duas classes de violino”, explica.

As master classes acontecerão em três polos: Júlio Prestes e CEUs Jambeiro e Alvarenga envolvendo alunos de outros nove polos. Também acontecem atividades na Emesp Tom Jobim com professores e alunos da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri. Cerca de 250 alunos participarão do intercâmbio.

Conheça as atividades da parceria entre Guri e The Juilliard Shcool realizadas em 2010.

Veja a galeria de fotos do intercâmbio entre Guri e The Juilliard School em 2010. 

VEJA A PROGRAMAÇÃO

31/5 | CEU Jambeiro
9h30 e 14h – Master classes de violino (2), viola, violoncelo e contrabaixo com alunos do Guri, seguido de recital do Quinteto de Cordas Juilliard School.

1/6 | Emesp Tom Jobim
19h – Master classes de violino/viola, violoncelo e contrabaixo com professores do Guri.

2/6 | Júlio Prestes
9h30 e 14h – Master classes de violino (2), viola, violoncelo e contrabaixo com alunos do Guri, seguido de recital do Quinteto de Cordas Juilliard School.

4/6 | Emesp Tom Jobim
9h – Recital do Quinteto de Cordas Juilliard School.
9h30 – Ensaio de repertório da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri com alunos do programa e músicos da Juilliard School.
13h30 – Master classes de violino (2), viola, violoncelo e contrabaixo com alunos da Orquestra de Cordas do Guri.

5/6 | Emesp Tom Jobim
9h – Aulas de violino (2), viola, violoncelo e contrabaixo para Orquestra de Cordas do Guri.
16h – Concerto do Quinteto de Cordas Juilliard School no Auditório Zequinha de Abreu.

6 /6 | Tom Jobim Emesp
19h – Master classes de violino/viola, violoncelo, contrabaixo com professores do Guri.

7/6 |CEU Alvarenga
9h30 e 14h – Master classes de violino (2), viola, violoncelo e contrabaixo com alunos do Guri, seguido de recital do Quinteto de Cordas Juilliard School.

9/6 | Emesp Tom Jobim
14h – Capacitação de supervisores e do Grupo de Trabalho pedagógico do Guri.
 

10/6 | Emesp Tom Jobim
9h – Capacitação de supervisores e do Grupo de Trabalho pedagógico do Guri.
16h – Concerto do Quinteto de Cordas Juilliard School no Auditório Zequinha de Abreu.

11/6 – CEU Casablanca
15h – Concerto da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri com alunos do programa e músicos da Juilliard School.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.