Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guris recebem Didier Lockwood, violinista francês

19 de setembro de 2011

 Didier Lockwood, dono de uma escola de violino-jazz na França, visitou o Polo CEU Jambeiro (14/9), mostrou recursos eletrônicos e diversidade de timbres do instrumento utilizando repertórios do ocidente e oriente.

Violino e música popular: uma mistura que mexeu com os guris no Polo CEU Jambeiro, na tarde da última quarta-feira, 14 de setembro. O violinista francês Didier Lockwood fez uma visita ao Polo para conhecer as atividades do Programa Guri, passou pelas instalações do CEU, assistiu a trechos de aulas de quatro turmas do Guri (canto, coral, percepção musical e prática de conjunto de cordas) e aproveitou para dar uma palhinha para todos os alunos dessas turmas.

Com um violino conectado a um microfone, ligado a uma pedaleira e um amplificador de guitarra, a visita do francês virou, no fim das contas, uma aula-show de quase uma hora. Mudando os timbres do violino com os recursos eletrônicos, ele deu a volta ao mundo improvisando sobre temas orientais e ocidentais, tirando sons iguais aos de instrumentos como contrabaixo e guitarra e fazendo do violino até um sintetizador que imitava o som do mar e das gaivotas.

Olhares incrédulos se transformaram em euforia na hora de aplaudir o visitante, que ainda conversou com os guris, explicando o funcionamento da pedaleira e do amplificador ligados ao violino e falando, ainda, sobre a importância de valorizar a música brasileira, que ele disse adorar. O violinista respondeu perguntas dos guris que, curiosos e encantados, não queriam deixar o músico ir embora – eles ainda pediram um bis, vários autógrafos e muitas fotos com Lockwood antes da despedida.

As irmãs Monique e Mayara de Jesus, alunas de violino do Sequencial 3, acharam que o contato com o francês foi importante para ampliar os horizontes. “É legal ver essas coisas, porque a gente aprende e pode variar quando for tocar em diferentes situações”, disse Monique. “Eu gosto mesmo é de música clássica, mas é muito importante a gente ver coisas diferentes, o que é possível fazer na música. E eu adorei! Vou estudar muito pra tentar um dia tocar bem assim”, declarou Mayara.

Conhecendo o ensino de música no Brasil
Lockwood mantém, na França, uma escola de violino-jazz, além de outros projetos na área musical e estava no Brasil a convite do Conservatório Souza Lima, para uma série de oficinas. A visita ao Programa Guri foi uma iniciativa do Consulado da França em São Paulo junto à Santa Marcelina Cultura, para mostrar ao músico um pouco dos programas musicais realizados por aqui.

“Fiquei muito impressionado com o espaço [CEU], que oferece vários serviços integrados e tem também esse curso de música, completo [com o Programa Guri]. Mas o que realmente me impressionou foi tocar para os meninos e ver os sorrisos e seus olhares empolgados com a música”, declarou o artista, depois da visita.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.