Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guris participam de aula com Diana Ligeti

14 de outubro de 2012

Diana que já participou de várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão visitou polos, conheceu alunos e professores e trouxe seus conhecimentos em um dos ensaios dos Grupos (15/9).

O Guri vive um momento muito especial por conta das inúmeras atividades envolvendo parceiros internacionais da Santa Marcelina Cultura, gestora do Programa. Desde junho, já passaram pelos polos, palcos e sede do Guri músicos do primeiro time das principais escolas e conservatórios do mundo como a Juilliard School, The Sage Gateshead, Conservatório de Amsterdã e de Paris.

Entre os dias 8 e 16 de setembro o Guri recebeu a visita de uma das professoras mais importantes da escola da capital francesa: a violoncelista Diana Ligeti. Vencedora de diversos concursos internacionais de violoncelo e professora residente de várias edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, Diana conheceu o polo CEU Vila Curuçá, realizou curso sobre técnicas de violoncelo e teoria para professores e deu uma manhã inteira de aula para os alunos das orquestras de Cordas e Sinfônica Infanto-Juvenis do Guri.

Os alunos que puderam acompanhar quase três horas de atividades elogiaram o entusiasmo da professora: “ela falou sobre a expressão na hora de tocar. A gente tem que expressar o sentimento que a música nos proporciona toda vez que for tocar”, comenta Gabriel Moraes Barbosa, aluno do polo Campo Limpo e integrante da Orquestra de Cordas. “Ela explicou direitinho o que a gente deveria fazer quando toca em conjunto, e ficou legal” emendou Caroline Lopes Ferreira Alencar, também da Orquestra de Cordas e aluna do polo Jambeiro.

Na opinião de Diana, o trabalho realizado pelo Guri nos Grupos Infantis e Juvenis que incentiva a interação entre alunos é fundamental para o desenvolvimento musical e artístico. Ela elogiou o suporte oferecido aos alunos. “É importante que seja gratificante. Eles verão que fazendo música eles têm prazer e podem oferecer um prazer musical a quem os está ouvindo”, aponta.

Diana conta que o Programa Guri está no caminho certo quanto realiza intercâmbio com músicos de excelência de várias partes do mundo. “É uma experiência humana extraordinária ver essas crianças saírem de onde elas vivem para assistir uma aula, porque fazer música de qualidade se torna um ideal acessível para eles. Coisas que parecem inatingíveis se tornam possíveis”, avalia.

Caroline, que estuda no Guri desde 2008, concorda e está feliz por ver seu próprio desenvolvimento. “Lembro quando não conseguia pegar no arco direito. Agora tenho aula com uma professora de Paris, aprendo mais sobre interpretação musical, história e vou tendo uma boa base. É uma oportunidade muito legal”, comenta.

Além de Diana, em setembro também passaram pelo Guri em visitas, recitais, aulas e master classes os seguintes professores e alunos do Conservatório de Paris: Isabelle Grandet (piano), Dylan Corlay (fagote), Artur Lamarre (violoncelo), Valentin Favre (clarinete). Veja aqui a matéria sobre o intercâmbio do Conservatório de Paris e a Santa Marcelina Cultura.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.