Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guris fazem master class com músicos franceses

17 de outubro de 2011

Integrantes do Ensemble Orchestral de Paris e Coro Accentus deram aulas para alunos do Coral, Orquestra de Cordas e Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri.

Em meio a uma agenda intensa de ensaios para os concertos do segundo semestre, que encerram a temporada 2011, os alunos que integram os Grupos Infanto-Juvenis do Guri encontraram tempo para acompanhar cinco master classes com os músicos do Ensemble Orchestral de Paris e Coro Accentus, dois dos mais importantes grupos musicais franceses.

Os integrantes do Coral participaram de duas master class uma sobre técnica vocal e uma sobre polifônica com integrantes do Coro Accentus, fundado em 1991 pela reputada regente francesa Laurence Equilbey, grupo residente da Ópera de Rouen que realiza cerca de 60 concertos anuais, dentre eles premières de obras corais contemporâneas.

Já os alunos da Orquestra de Cordas e da Orquestra Sinfônica assistiram a três master class: violino, viola e violoncelo com músicos da Orchestral de Paris, criado em 1978, a principal orquestra de câmara francesa. O grupo, por exemplo, costuma associar-se a musicistas do mais alto gabarito em suas temporadas anuais no Thêátre des Champs- Élysées e em turnês por Europa, Japão e América do Sul.

A atividade com os músicos franceses aconteceu no dia 1º de outubro e faz parte do intercâmbio entre a Santa Marcelina Cultura, gestora do Programa Guri da Capital e Grande São Paulo e a Sociedade de Cultura Artística, responsável por trazer os grupos para dois concertos em São Paulo.

Para a regente do Coro e gestora do Programa, Giuliana Frozoni, momentos como esse em que os alunos do Guri conhecem e participam de atividades com profissionais quem integram grupos de nível internacional faz com que “os jovens  tenham a possibilidade de aprimorar, tecnicamente, seu conhecimento musical, além da oportunidade de conhecer mais de perto a música vocal e de câmara”, exemplifica.

A realização de master class durante os ensaios dos Grupos Infanto-Juvenis é parte das atividades de aperfeiçoamento artístico-pedagógico dos alunos. Grupos como o Quinteto Villa-Lobos já participaram, neste ano, de atividades durante os ensaios.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.