Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Guri Santa Marcelina tem teatro nas aulas-espetáculo

05 de dezembro de 2008

João e Catarina são as personagens de Luciano Schwab e Perla Frenda

Luciano SchwabJoão Interrogação e Catarina, cantora e dançarina já são figuras conhecidas nas aulas-espetáculo do Guri Santa Marcelina. João é do tipo cheio de dúvidas e Catarina é daquelas com veia artística. João é personagem do ator Luciano Schwab e Catarina é a personagem da atriz Perla Frenda.

Carismáticos, João e Catarina fazem a integração entre platéia e grupo musical, apresentando, dialogando e ensinando para as crianças como se comportar durante os concertos didáticos. Para Perla, “o ator faz o meio de campo entre os músicos e o público, de forma a tornar a coisa o mais descontraída e interessante possível”.

Para Ricardo Appezzato, Coordenador Pedagógico do Guri Santa Marcelina, a presença dos atores nas aulas-espetáculo apresenta a universalidade artística: “o ator funciona como um interlocutor, um fio condutor entre a platéia e os músicos, trazendo uma mescla das linguagens artísticas”.

O ATOR E A ATRIZ

Luciano Schwab sempre gostou das artes. Ele começou a fazer teatro na oitava série e logo se identificou com o universo das artes cênicas e resolveu estudar na EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. Ele é formado há 10 anos e, segundo o próprio, está “felicíssimo trabalhando como ator”.

Perla Frenda se apaixonou pelo teatro aos 12 anos, quando assistiu a uma montagem de Dom Quixote de La Mancha. A partir daí, ela fez teatro na escola onde estudava e depois entrou num curso profissionalizante.

O JOÃO E A CATARINA

Perla FrendaJoão Interrogação é um rapaz que tem muitas dúvidas e que gosta de aprender sobre coisas novas, principalmente sobre música e instrumentos. Durante as aulas-espetáculo, João interage com os músicos, fazendo perguntas e orientando as crianças sobre a apresentação.

Catarina acha que é cantora, acha que é dançarina e se diz também aspirante à musicista. Mas na verdade, com muito bom humor, ela aprende durante as aulas-espetáculo, que precisa estudar muito para aprender um instrumento ou para fazer qualquer oficio artístico. Aprende que precisa de dedicação e de muito amor à profissão. Mas ela não desiste! Em todo grupo que se apresenta no Guri Santa Marcelina, ela tenta uma vaga.

O INUSITADO

Com diz Perla, “onde tem crianças, tem situações engraçadas”. A atriz contou que, durante uma apresentação com a Camerata Cumbica, ela combinou com o maestro Emiliano Patarra que faria uma intervenção durante o concerto, puxaria seu violãozinho – marca da Catarina – e tentaria entrar para a orquestra. Mas o maestro não contou para o resto da orquestra sobre a intervenção: “O engraçado foi a cara deles [os músicos] de desesperados, porque realmente acharam que era alguma doida tentando entrar na apresentação”. Perla também contou que ao final das apresentações sempre pergunta à platéia: "Vocês acham que eu tenho chance?". E as crianças gritam em coro: "Nãããããããão!". E finalizou: “Eles são sinceros. Catarina tem muito que aprender…”

A última aula-espetáculo deste ano acontece no próximo domingo, dia 07 de dezembro, às 11h, na Praça Victor Civita, com a presença do João Interrogação, personagem do ator Luciano Schwab. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.