Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos Jovens do Estado participam da Virada Cultural

14 de maio de 2010

Orquestra Jovem Tom Jobim, Banda Sinfônica e Coral Jovem do Estado se apresentam dias 15 e 16 de maio, no MASP e no Memorial da América Latina; entre seus convidados estão Mônica Salmaso e Pau Brasil

Três dos Grupos Jovens da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) integram a programação da Virada Cultural 2010, que acontece nos dias 15 e 16 de maio na cidade de São Paulo. A Orquestra Jovem Tom Jobim se apresenta no sábado, dia 15, às 21h, no Memorial da América Latina, com a participação de Mônica Salmaso e do grupo Pau Brasil. No dia 16, às 16h, o Coral Jovem do Estado faz concerto no MASP, com regência de Naomi Munakata e participação do grupo Ricordari. Às 19h do domingo é a vez da Banda Sinfônica Jovem se apresentar no Memorial, com regência de Roberto Farias.


Concerto da Orquestra Jovem Tom Jobim

Para a apresentação da Virada Cultural, no dia 15, às 21h, a Orquestra Jovem Tom Jobim, sob regência do maestro Roberto Sion, reúne dois convidados especiais: um dos grupos mais importantes da história da música instrumental, o Pau Brasil, e uma das mais destacadas intérpretes vocais de canção da atualidade, Mônica Salmaso.

O concerto tem início apenas com a orquestra para a apresentação das peças Aquarela para o Ary, de Ary Barroso, Agora Sim, de Luiz Alves e Luizão Paiva e Baile das Cores, de Roberto Sion. Na sequência, o grupo convidado Pau Brasil junta-se à orquestra para interpretar duas peças de Heitor Villa-Lobos, Melodia Sentimental e Ária Bachianas nº 4.

Na segunda parte do concerto, a Tom Jobim recebe a convidada especial Mônica Salmaso, que, juntamente com o Pau Brasil, interpreta músicas de seu mais recente álbum, Noites de Gala, sobre a obra de Chico Buarque. No repertório, canções como Construção, Bom Tempo, O Velho Francisco, Ciranda da Bailarina e Deus lhe Pague. O concerto finaliza com Bye Bye Brasil, de Roberto Menescal e Chico Buarque.


Concerto do Coral Jovem do Estado

O segundo dia da Virada Cultural, domingo, 16 de maio, marca a abertura da temporada 2010 do Coral Jovem do Estado. O grupo se apresenta no MASP às 16h. Sob regência de Naomi Munakata, regente titular do coral, o grupo apresenta o concerto Viagem ao Renascimento e traz a participação especial do grupo Ricordari.

Especializado no repertório da música antiga, tema do concerto, o grupo Ricordari acompanhará o coral em algumas das 16 canções interpretadas e também fará apresentações individuais, apresentando ao público a música antiga, com peças compostas na Europa durante a Idade Média e o Renascimento.

No concerto, canções de Rossino Mantovano, Orlando de Lasso, Giovanni P. da Palestrina, Domenico M. Ferrabosco, Luca Marenzio, Juan Encina, Tomas Luis de Victoria e Andrea Gabrieli, além de algumas composições anônimas do século XVI, entre elas duas canções do Cancionero de Upsala, livro que reúne 70 peças musicais espanholas da época renascentista.


Concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado

 

Em homenagem aos 40 anos de carreira do regente Roberto Farias, criador da primeira banda profissional do Estado, o Grupo Jovem e sua regente titular, Mônica Giardini, recebem o maestro homenageado para reger o concerto realizado nos últimos momentos da Virada Cultural, domingo (16), às 19h, no Memorial da América Latina. Desde 2008, Farias é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica da Província de Córdoba (Argentina), e em 2009 assumiu a direção artística da Orquestra de Câmara Solistas do Brasil.

O concerto intitulado Le Banquet Celeste oferece a reunião de obras de consagrados compositores da música moderna: Olivier Messiaen (com duas de suas obras transcritas para banda, Le Banquet Celeste, que dá nome ao concerto,e Rondeau), Igor Stravinsky (versão de Roberto Farias para banda de Sinfonias para Instrumentos de Sopros – 1920 rev. 1947), Arnold Schoenberg (Theme and Variations, Opus 43ª) e Paul Hindemith (Sinfonia em Si Bemol). O repertório ainda traz o argentino Vicente Moncho, com Ultreya, composição de 2008.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.