Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos Infanto-Juvenis iniciam temporada em junho

17 de maio de 2011

Os Grupos Infanto-Juvenis preparam repertório para o início da temporada 2011. A partir de 4 de junho, Banda Sinfônica, Camerata de Violões e Orquestra de Cordas fazem seus primeiros concertos

Quem circula pelos corredores da Emesp Tom Jobim aos sábados percebe a intensa movimentação de jovens com seus instrumentos musicais desde meados de março. Foi quando se iniciaram os ensaios dos Grupos Infanto-Juvenis do Guri para a temporada 2011. Cerca de 160 alunos, com idades entre 11 e 18 anos, vindos de todos os polos do programa da capital e Região Metropolitana, se encontram uma vez por semana para formar a Banda Sinfônica, Camerata de Violões, Coral e Orquestra de Cordas, grupos de difusão artística do Guri.

Criado como projeto piloto em 2009 apenas com a Banda Sinfônica e o Coral, e formados por alunos dos polos da capital, o grupo cresceu em 2010 com a formação da Camerata de Violões e Orquestra de Cordas. As atividades foram intensas, com muitos concertos (veja matéria aqui) e ensaios com regentes titulares no primeiro semestre e regentes convidados como Vitor Gabriel, Dario Sotelo, Lutero Rodrigues e Márcia Braga no segundo semestre (veja matéria aqui). O resultado você pode conferir nos links abaixo:
 

Banda Sinfônica

Camerata de Violões

Coral

Orquestra de Cordas

Para 2011, com a expansão do Guri, alunos de todos os polos puderam participar das audições para formar os grupos. A proposta é repetir o ritmo de ensaios e concertos do ano anterior, dando especial destaque para a organização de uma viagem por grupo, com data a ser definida pela produção do programa. Oficialmente serão 17 concertos até dezembro. Os primeiros acontecem em junho conforme calendário abaixo. Também estão previstas master classes como a que aconteceu com o Quinteto Villa-Lobos, no dia 16/4, com integrantes da Banda Sinfônica, além de aulas especiais com os músicos consultores que desenvolveram os métodos de ensino do Guri. 

ORQUESTRA SINFÔNICA
O destaque em 2011 será a formação da Orquestra Sinfônica, que deve iniciar os ensaios em agosto. Os Grupos estão passando por mais um processo seletivo para montar a Orquestra e para preencher as vagas remanescentes da Banda Sinfônica e Orquestra de Cordas. As inscrições vão até o dia 21/5 e as audições estão marcadas entre os dias 27/5 e 4/6 (saiba mais aqui). Os concertos dos Grupos Infanto-Juvenis têm o patrocínio da ISA-CTEEP por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. 

SERVIÇO
Banda Sinfônica. Sábado, 4/6, 15h, Teatro do CEU Alvarenga. Entrada gratuita.
Camerata de Violões. Domingo, 5/6, 11h, Teatro do CEU Campo Limpo. Entrada gratuita.
Orquestra de Cordas. Sábado, 11/6, 15h, Teatro do CEU Casa Blanca. Entrada gratuita.
 Banda Sinfônica. Sábado, 18/6, 15h, Teatro do CEU Inácio Monteiro. Entrada gratuita.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.