Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Grupos de alunos da EMESP inauguram a série Música no Foyer

05 de abril de 2014

De 18 a 20 de abril, grupos de alunos da EMESP Tom Jobim e da Escola do Auditório Ibirapuera se apresentam dentro do projeto Música no Foyer, no Auditório Ibirapuera. A entrada é franca, sem necessidade de retirar ingressos. 

Na sexta-feira, dia 18, às 17h o grupo de Música Antiga EMESP abre a apresentação com um repertório que viaja pela Sonata in echo a tre violini, de Biaggio Marini; a Sonata a tre violini, Andrea Gabrielli; Three upon a ground, de Henry Purcell; e Canon e Gigue em ré maior, de Johann Pachebel. Em seguida, o grupo vocal Seis Canta, interpreta paragens brasileiras, como Maracatu, composta e arranjada por Everton Dantas; O que sobrou do céu, de Falcão, Lauro Farias, Marcelo Lobato, Marcelo Yuka e Xandão; Lata dágua, de Luiz Antônio e Jota Júnior; Não existe amor em SP, de Criolo Doido, e um pot-pourri com O que, de Arnaldo Antunes, e Atropelamento e Fuga, de Akira S. e Alex Antunes.

No sábado, também a partir das 17h, o Sexteto de Cordas EMESP executa a obra Sexteto de cordas em sib maior op.18, de Johannes Brahms. A seguir, o grupo Saxofonando apresenta repertório eclético de compositores como Jean Françaix, Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali, Pixinguinha, Moacir Santos, Max Dubois.

Domingo, dia 20 de abril, o Música no Foyer traz chorinho nas duas apresentações em comemoração ao dia nacional do choro, celebrado oficialmente em 23 de abril. Começa, igualmente às 17h, com o Grupo de Choro EMESP, que interpreta Jubileu e Medrosa, de Anacleto de Medeiros, Pagão, de Pixinguinha e Benedito Lacerda, Filó Sovando, de Edmilson Capelupi, Implicante, de Jacob do Bandolim, e O Rasga, de Pixinguinha. O grupo Chorando em Ré Menor encerra a programação com o repertório que tem o tom que dá nome ao grupo: músicas executadas em ré menor.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 18 de abril, às 17h:

Música Antiga EMESP
Sob coordenação de Luis Otavio Santos, o grupo é formado por Clara Sawada, Alexandre Cruz e Carolina Rosati Colepicollo, no violino barroco; Iara Ungarelli, na viola da gamba; Anderson de Lima, na guitarra barroca; e Ailen Chrisostomo, no cravo. Eles fazem parte do núcleo de Música Antiga da EMESP Tom Jobim, que oferece aos alunos práticas específicas da interpretação histórica da música antiga, tais como: baixo-contínuo, análise barroca, retórica musical, terminologia de época, além de música de câmara e aulas de instrumentos antigos.

Seis Canta
O Seis Canta é um grupo vocal, criado em 2012. O grupo é construído de maneira independente, tendo papel ativo de seus integrantes na escolha de repertório, criação de arranjos, construção cênica, preparação vocal e produção das apresentações. O sexteto é formado atualmente por Aninha Ferrini, Amanda Temponi, Everton Dantas, Paulla Zefferino, Sarah Nicoli e Wilson Alves. Conta ainda com George Ferreira na Percussão.

Sábado, 19 de abril, às 17h:

Sexteto de Cordas EMESP
Formado por alunos de Música de Câmara da EMESP Tom Jobim, sob coordenação de Liliana Chiria, o grupo tem o propósito de estudar o repertório para este tipo de formação. Integram o grupo quatro bolsistas da Orquestra Jovem do Estado e dois bolsistas da Orquestra Jovem Tom Jobim, grupos ligados à EMESP Tom Jobim. São eles: Alexandre Pinatto e Matheus Silva Pereira (violino), Éder Henrique Souza e Elielma Cardoso de Oliveira (viola), Guilherme Afonso de Moraes e Matheus Posso (violoncelo).

Saxofonando
O quarteto de saxofones foi formado em 2011, por iniciativa dos jovens alunos e músicos da Escola do Auditório Ibirapuera e com o apoio do maestro Nailor Azevedo “Proveta”, e do saxofonista Douglas Braga. O grupo tem o intuito de mesclar a música popular brasileira com a tradição clássica europeia de escrita e interpretação, valorizando assim a música erudita e popular de câmara, sobretudo a diversidade de estilos, que exige dos músicos diferentes capacidades interpretativas.

Domingo, 20 de abril, às 17h

Grupo de Choro EMESP
Sob coordenação de Edmilson Capelupi, o grupo é formado por alunos da EMESP Tom Jobim e propõe o estudo de repertório de choro por meio de arranjos originais escritos para o grupo, que já se apresentou com convidados como Toninho Carrasqueira, Izaías e seus Chorões e Alexandre Ribeiro. Formado por Bruno da Silva Bertolino (pandeiro), Camila Inocencio da Silva (cavaco), Edson Woiski (bandolim), Francisco Carlos Alves Jr. (violão 7 cordas), Guilherme Ramos Gonçalves (violão 6 cordas), Ivan Martucci Melillo (flauta) e Thiago Martins Branduliz (sax tenor).

Chorando em Ré Menor
Companheiros das aulas de música na Escola do Auditório e entusiasmados pelos encontros didáticos com o seu orientador – o compositor e violonista Emiliano Castro – Chorando em Ré Menor vem construindo sua carreira com bastante consistência sob a dedicação de todos os integrantes: Beatriz Pacheco(Saxofone), Liw Ferreira (Bandolim),Leandro Carvalhal (Cavaco), Wellington Sales (Violão 7 cordas) e Si Sa Medeiros (Percussão).  Juntos formaram, em 2009 o Chorando em Ré Menor. O combustível para que o grupo continuasse foi a admiração pela música brasileira e a sua riqueza de gêneros, incluindo o maxixe, o samba e a sua especialidade, o choro. A escolha pelo nome veio de uma coincidência no repertório: o tom da maioria das músicas que executavam na época era em ré menor. Apesar da pouca idade dos integrantes do grupo – entre 19 e 22 anos –, “menor” é um adjetivo que fica restrito mesmo ao nome e à tonalidade.

SERVIÇO
Música no Foyer
Sexta feira, dia 18 de abril, 17h
Música Antiga EMESP + Seis Canta
Sábado, dia 19 de abril, 17h
Sexteto de Cordas EMESP + Saxofonando
Domingo, dia 20 de abril, 17h
Grupo de Choro EMESP + Chorando em Ré Menor
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
No foyer do Auditório Ibirapuera
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 300 lugares
Auditório Ibirapuera
Foyer
Capacidade: 300 lugares
Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.br e http://www.auditorioibirapuera.com.br/
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.