Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Encontro de Corais na Tom Jobim ? EMESP

06 de outubro de 2009

Coral Infantil da EMESP e Coral do Guri Santa Marcelina foram as atrações no dia 23 de setembro

Coral Infantil da EMESPNo dia 23 de setembro, a Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) recebeu um encontro de Corais. Apresentaram-se no saguão da unidade Luz da Escola o Coral Infantil da EMESP, regido pela professora Viviane Valadão, e o Coral Guri Santa Marcelina – Polo CEU Vila Curuçá, orientado pela professora Fabiana Pereira.

O primeiro a se apresentar foi o Coral Infantil da EMESP. As crianças da classe de canto da professora Viviane Valadão, com idades entre 8 e 9 anos,  interpretaram músicas como Chorinho, de Maria Meron, O Fantasma, de Mozart, com letra de Magda Pucci e Cantiga da Babá, com letra de Cecília Meirelles e música de Celso Delneri. A pianista co-repetidora e professora Cinthia Sell participou da apresentação ao teclado.

Em seguida, o Coral do Guri Santa Marcelina – Polo CEU Vila Curuçá, formado por jovens entre 10 e 18 anos e orientado pela professora Fabiana Pereira, cantou canções como Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, A Lua, de Renato Rocha, Oh Happy Day, de Lou Rogers e Jenny Johns, e Canário do Reino, de Carvalho e Zapata.

O evento promoveu o encontro entre dois dos programas administrados pela organização social Santa Marcelina Cultura, o Guri Santa Marcelina e a Tom Jobim – EMESP. “Este encontro teve um valor inestimável para os meninos do Guri. Acredito que este evento foi o embrião de um intercâmbio entre a EMESP e o Guri”, afirmou Valéria Zeidan, coordenadora pedagógica do Guri Santa Marcelina. “Com o encontro de corais, prática muito comum entre os grupos vocais, os cantores de um coral podem se enxergar no fazer do outro. É uma rica possibilidade de extensão do aprendizado”, conclui Valéria.

“Sou professora da Tom Jobim – EMESP há muitos anos e nunca tinha visto uma apresentação como esta aqui na Escola. Normalmente o trabalho dos alunos fica restrito às salas de aula. Foi um presente para os pais e para os funcionários da EMESP”, revelou Viviane Valadão. “Nossa função como educadores e regentes é levar a música até as pessoas, para que elas se sintam bem. Foi uma troca muito importante para as crianças, que aprenderam com o coral do Guri Santa Marcelina. Sinto que os meninos mais velhos também levaram ensinamentos daqui”, disse Viviane.

Os integrantes do Coral do Guri Santa Marcelina – Polo CEU Vila Curuçá puderam conhecer detalhadamente as salas de aula e a estrutura administrativa da Tom Jobim – EMESP. Eles visitaram o auditório da Unidade Luz, conversaram com professores e assistiram ao ensaio do Ópera Estúdio, curso regular da Escola com cantores líricos que em outubro apresenta uma ópera no Theatro São Pedro.

Segundo Valéria Zeidan a EMESP é uma possibilidade de continuidade na formação musical dos guris. “Muitos de nossos alunos têm vontade de estudar aqui”, revelou a professora Fabiana Pereira. “Foi um dos melhores dias da minha vida. Vou guardar para sempre as lembranças do que vivi aqui na EMESP”, emocionou-se um dos cantores do Coral do Polo CEU Vila Curuçá.
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.