Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

EMESP Tom Jobim apresenta O Morcego em São Paulo e Guarulhos

26 de novembro de 2013

O Ópera Estúdio da EMESP Tom Jobim – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, sob gestão da Santa Marcelina Cultura – apresenta a opereta O Morcego, uma das obras mais conhecidas do compositor austríaco Johann Strauss II, em quatro récitas com entrada gratuita.

A montagem pode ser conferida pelo público neste sábado (23), às 20h, e domingo (24), às 18h, no Teatro Adamastor, em Guarulhos. O acompanhamento será da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, que é regida pelo maestro Emiliano Patarra. Na segunda (25), a récita acontece no CEU São Mateus, às 16h, e a última récita acontece na quarta-feira (27), às 20h, no Tucarena, na capital, com acompanhamento do pianista Anderson Brenner.

A opereta, com libreto de Karl Haffner e Richard Genée, é baseada na peça cômica “A Prisão de Roderich Benedix”, e a história fala sobre a vingança armada contra um sujeito que brinca com seu amigo bêbado, fantasiado de morcego.

A opereta, tipo de ópera cômica, tem partes cantadas e faladas. Antecessor dos musicais, esta modalidade de espetáculo é sempre de caráter alegre, e se destaca pela riqueza de cenários e figurinos. A versão pocket é reduzida, focalizando os momentos mais significativos da obra. O espetáculo tem duração aproximada de 1 hora e 20 minutos.

A produção é resultado do trabalho do professor Mauro Wrona com os alunos do Ópera Estúdio, curso regular para cantores líricos do ciclo avançado da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim).

Programas:
Pocket ópera Morcego, com Ópera Estúdio EMESP
Direção musical e cênica: Mauro Wrona
Obra do compositor Johann Strauss II

Sábado, 23/11: Récita I
Domingo, 24/11: Récita II
Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência do maestro Emiliano Patarra

Segunda-feira, 25/11: Récita III
Ao piano: Anderson Brenner

Quarta-feira, 27/11: Récita IV
Ao piano: Anderson Brenner

Mauro Wrona
Atuou durante trinta anos como cantor lírico (tenor) no Brasil e na Europa, onde permaneceu durante vinte anos. De volta ao Brasil em 1997, iniciou intensa atividade na direção cênica de óperas, destacando-se nas produções das séries Ópera do Meio-Dia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (2000-01) e no Theatro São Pedro, de São Paulo (2004-07). Foi diretor cênico residente da Cia. Brasileira de Ópera, dirigida pelo M. John Neschling (2010).  Laureado em regência pela Faculdade Santa Marcelina, regeu a série Ópera Café no Centro de Cultura Judaica, a Orquestra L’estro Armonico e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Desde 2004 é coordenador do Ópera Estúdio, curso da EMESP Tom Jobim, com o qual dirigiu espetáculos operísticos no Theatro São Pedro e na Pinacoteca do Estado, e membro do Conselho da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Destaca-se sua direção das óperas “Cosi fan tutte” , “Flauta Mágica” e “Bodas de Figaro” de Mozart, “Albert Herring” de Britten, “Orfeu no inferno” de Offenbach, “Viva la Mamma” de Donizetti, “Le Domino Noir” de Auber, “Der Freischütz” de Weber, “El niño judio” de Luna, “Tosca” de Puccini, “Salomé” de Strauss e “Il Trovatore” de Verdi .No Theatro São Pedro dirigiu recentemente a estreia mundial da ópera “O menino e a liberdade” de Ronaldo Miranda.

Ópera Estúdio EMESP
O Ópera Estúdio é um curso regular do ciclo avançado da EMESP Tom Jobim, com duração de dois anos, e oferece formação completa aos alunos, inclusive aulas de técnica corporal para cantores líricos e aulas de teatro. O trabalho realizado pelo professor Mauro Wrona com os alunos de canto lírico resulta na montagem de um espetáculo, do qual participam também cantores e músicos convidados. O curso já encenou as seguintes óperas: Cosi Fan Tutte, A Flauta Mágica e As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart, Albert Herring, de B. Britten, Orphée aux Enfers e Os Contos de Hoffmann, de J. Offenbach, Viva La Mamma, de G. Donizetti, Le Domino Noir, de D. Auber e o espetáculo “Tutto nel mondo è Burla!” com árias de Verdi, Puccini, Rossini e Donizetti.
 

Serviço:

23 e 24 de novembro, sábado e domingo
Horários: sábado às 20h, e domingo às 18h
Local: Teatro Adamastor
Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos-SP.
Entrada gratuita

Programa:
Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência do maestro Emiliano Patarra
Sábado, 23/11: Récita I
Domingo, 24/11: Récita II

25 de novembro, segunda-feira
Horário: 16h
Local: CEU São Mateus
Endereço: R. Curumatim, 201, PQ Boa Esperança, São Paulo-SP
Entrada gratuita
Informações: (11) 2732-8148

Programa:
Ao piano: Anderson Brenner
Récita III

27 de novembro, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Tucarena / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Endereço: Rua Monte Alegre, 1024 – Entrada pela Rua Bartira, esquina com a Rua Bartira, Perdizes, São Paulo-SP
Mais informações: (11) 3670 8455 / 8462
Entrada gratuita

Programa:
Ao piano: Anderson Brenner
Récita IV

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.