Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

EMESP realiza festival musical voltado ao protagonismo feminino

20 de abril de 2023

Marcado pelo movimento de reivindicação de melhores condições de trabalho e de vida para mulheres, março também foi palco do 1º festival EMESP Elas/Delas, que levou esta pauta para a escola com enfoque no cenário musical. O evento aconteceu entre 6 e 11 de março e contou com diversas atividades artísticas e sociopedagógicas com ênfase no protagonismo feminino.

Estudantes e visitantes puderam apreciar concertos de alunas, professoras e convidadas com um repertório 100% composto por mulheres, além de participar de recitais, oficinas, e rodas de conversa. Dentre os assuntos abordados, o festival evidenciou a vida e obra de mulheres compositorasos desafios no mercado de trabalho musicalas mulheres com deficiência e suas relações com a música; a ancestralidade da percussão feminina; além de temas que atravessam todo o gênero, como assédio e violência contra as mulheres.

Para a Gestora Social da EMESP, Joelma Sousa, o festival é marco para que o tema possa ser aprofundado nos outros meses. “Um dos maiores objetivos dessa semana é fazer com que a gente tenha ainda mais profundidade ao longo de todo o ano sobre este tema. Promoveremos outras ações e formações para que a gente possa desconstruir uma percepção e uma cultura machista para termos cada vez mais equidade de gênero e uma escola e uma segura para nossas alunas, professoras e todas e todos nós”, comentou.

Já a Gestora Pedagógica, Ana Beatriz Valente, reforça que este não foi um evento apenas de mulheres para mulheres. “Eu espero que essa semana deixe sementes em todas e todos nós: equipes, professores, professoras, alunos e alunas. Foi uma semana muito importante e com conteúdo que precisa ser cuidado com atenção. Eu desejo que todos que passaram por aqui consigam levar para o seu cotidiano ações efetivas de respeito, de equidade e de cuidado com as mulheres. Todos somos responsáveis”, concluiu.

Confira como foi a semana:

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.