Vencedoras do concurso Jovens Solistas 2014, Giovanna Finardi di Biagio Silva (piccolo) e Letícia Maia Durante (flauta) terão a oportunidade de se apresentar como solistas com a Banda Sinfônica Jovem do Estado no próximo domingo, dia 30 de novembro, no Grande Auditório do MASP.
(Foto: Marcus Vinicius Magalhães)
Realizada no dia 9 de outubro, a prova final do concurso Jovens Solistas, que tem como objetivo dar oportunidade para os jovens talentos solarem com o grupo, contou com dez candidatos.
Bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado desde 2012, Giovanna Finardi destaca a importância de se apresentar como solista pela primeira vez. ”Eu acho incrível o concurso Jovens Solistas, pois é algo raro para nós estudantes. É difícil ter a oportunidade de solar com uma orquestra ou uma banda. Fiquei muito feliz com o resultado. Vai ser uma experiência muito importante para mim”, conta a jovem de 18 anos, natural de Jundiaí, no interior de São Paulo.
Em 2013, como flautista, Giovanna ficou em segundo lugar. Na ocasião, apenas o primeiro colocado teve a oportunidade de solar com a Banda. “No ano passado, quase ganhei o concurso. Sendo assim, em 2014, como ingressei na Banda na vaga de piccolo, comecei a estudar a obra Concerto para Piccolo e Orquestra, de Lowell Liebermann, cinco meses antes do dia da prova. Optei por essa obra, pois é um concerto muito pedido para orquestras e bandas profissionais”, revela.
Giovanna entrou na EMESP Tom Jobim em 2008, e teve aulas com os professores Helcio De Latorre e Cássia Carrascoza. Em 2014, iniciou a graduação de flauta transversal pela UNESP.
Também se apresentando pela primeira vez como solista, Letícia Durante ingressou na Banda Sinfônica Jovem do Estado no início deste ano. Em 2013, a jovem de 21 anos era bolsista da Orquestra Jovem Tom Jobim. “Escolhi para o concurso, Fantasia Brilhante sobre “Carmen”, de François Borne, pois já tinha tocado em outras ocasiões, em recitais na faculdade. Mesmo assim, estou estudando todos os dias, de duas a três horas para o concerto”, conta.
(Foto: Marcus Vinicius Magalhães)
Letícia está no último ano da graduação de flauta transversal na UNESP. Ela entrou na EMESP Tom Jobim em 2006 e teve aulas com os professores Marcelo Adib, Cássia Renata, Helcio De Latorre e Marcos Kiehl.
O concerto da Banda Sinfônica Jovem do Estado acontece no domingo, dia 30 de novembro, sob a regência da maestrina Mônica Giardini. Além das obras Concerto para Piccolo e Orquestra, de Lowell Liebermann, e Fantasia Brilhante sobre “Carmen”, de François Borne, o grupo apresentará Armenian Dances, de Alfreed Reed, e Dance Movements, de Philip Sparke.
por Marcus Vinicius Magalhães
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.