Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Diversidade musical ao alcance de todos

16 de dezembro de 2011

A série de concertos didáticos Horizontes Musicais realizou 45 concertos gratuitos com 16 grupos artísticos de grande representatividade na cena cultural brasileira. As apresentações aconteceram, principalmente, nos polos de ensino do Guri.
 
Um dos destaques do Programa Guri em 2011 foi a série de concertos didáticos Horizontes Musicais. Inicialmente definida para ser uma série de 25 aulas-espetáculos, o projeto contou com o patrocínio do Bank of America Merril Lynch e cresceu de tamanho e formato: 45 concertos gratuitos; 16 grupos musicais; e 20 salas de espetáculo. O projeto possibilitou que os alunos do Guri e a comunidade conhecessem os mais variados estilos musicais: música renascentista, jazz contemporâneo, choro, música cênica, música contemporânea, world music entre outros estilos presentes na série.
Hermeto Pascoal, Quinteto Villa-Lobos, Quaternaglia, Mawaca, Madrigal Renascentista, Orquestra de Metais Lyra Tatuí foram alguns dos convidados da série. Os concertos aconteceram em sua grande maioria nos polos de ensino localizados nas mais diferentes regiões da cidade de São Paulo como o bairro Cantinho do Céu, na Zona Sul, onde fica o Centro Educacional Unificado (CEU) Navegantes, ou na Cidade Tiradentes, Zona Leste, região onde se encontra o CEU Inácio Monteiro.
 

Para Giuliana Frozoni, gestora do programa o resultado da série foi bastante positivo, pois significou um avanço em relação aos anos anteriores quando o importante era mostrar formações musicais que os guris estão acostumados a vivenciar nos polos. “Com os Horizontes Musicais essa fórmula se ampliou, porque buscamos a difusão artística com diferentes formações e estilos musicais, com importantes, grandes nomes da música”, avalia. Giuliana lembra que os 45 concertos da série representaram mais de uma apresentação por semana nos oito meses de projeto. E termina dando um recado para os alunos: “Foi o primeiro ano de uma série que veio para ficar e estamos trabalhando para repetir, ano que vem, o sucesso deste”. Mais de 12 mil pessoas acompanharam os concertos. Para 2012, a série deve repetir a fórmula com 45 concertos. Novos artistas e grupos musicais já estão sendo contatados. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.