Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado destaca obras de organistas franceses em duas apresentações

13 de agosto de 2012

O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, visita a França dos séculos XIX e XX e apresenta composições desse período em dois concertos: dia 15 de agosto, quarta-feira, às 20 horas, na Igreja da Consolação, e dia 19 de agosto, domingo, às 16 horas, no MASP. O concerto contará com regência de Naomi Munakata e participação do organista Israel Mascarenhas.

O repertório traz três peças de compositores franceses dos séculos XIX e XX que se dedicaram também à performance ao órgão. Quatro motetos sobre temas gregorianos, de Maurice Duruflé, composta para coro a capella, é baseada no cantochão, enriquecida com uma linguagem harmônica brilhante e um uso elaborado da escrita polifônica.

A obra de Gabriel Fauré, para coro e órgão, foi escrita a partir de um texto do Breviário Romano – uma oração que foi mais tarde parafraseada pelo dramaturgo Jean Racine. Fauré utilizou técnicas que desenvolveu nos seus estudos sobre a música modal e a polifonia renascentista.

O organista Louis Vierne, de quem Duruflé foi assistente, foi um dos maiores improvisadores de seu tempo. Sua Missa Solene para coro e órgão, que encerra o concerto, pode ser vista como um reflexo da arquitetura majestosa e da decoração suntuosa das catedrais parisienses e, ao mesmo tempo, do sentimento pio dos fiéis que as frequentam. 

Programa:

Maurice Duruflé
Quatro motetos sobre temas gregorianos

Gabriel Fauré
Cantique de Jean Racine

Louis Vierne
Missa Solene 

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 15/8, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Igreja da Consolação
Endereço: Rua da Consolação, 585 – São Paulo
Faixa etária: livre
Entrada franca

Data: 19/08, domingo
Horário: 16h
Local: Grande Auditório do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Faixa etária: livre

Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.