Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Jovem do Estado destaca obras de organistas franceses e peças renascentistas

04 de setembro de 2012

O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, interpreta obras de organistas franceses e peças de compositores renascentistas em concerto gratuito dia 12 de setembro, quarta-feira, às 20 horas, no Teatro Euclides Menato. A apresentação contará com regência de Fernando Tomimura e participação do organista e pianista Israel Mascarenhas.

O repertório traz conhecidas composições do francês Gabriel Fauré (1845-1924): Pavane, Madrigal e Cantique de Jean Racine. Esta última foi escrita a partir de um texto do Breviário Romano – uma oração que foi mais tarde parafraseada pelo dramaturgo Jean Racine. Fauré utilizou técnicas que desenvolveu nos seus estudos sobre a música modal e a composição renascentista.

Serão interpretadas peças de outros três organistas franceses: de César Frank, o Coral apresenta Domine, non secundum; de Maurice Duruflé, Notre Père (Pai Nosso); e de Clément Janequin, Le Chant des Oiseaux, obra que apresenta onomatopeias que imitam o som dos pássaros.

Também serão apresentadas peças representantes da música renascentista franco-flamenga. São elas: Chi salirà per me, de Giaches de Wert, e La nuit froide et sombre, de Orlando de Lasso.

O repertório traz ainda o madrigal Hark, all ye lovely saints, do britânico Thomas Weelkes. De Claudio Monteverdi, principal compositor de madrigais de todos os tempos, serão cantadas Ecco mormorar londe e Io mi son giovinetta.
 

Programa:

Gabriel Fauré
Cantique de Jean Racine

Cesar Frank
Domine, non secundum

Maurice Duruflé
Notre Père

Gabriel Fauré
Madrigal

Gabriel Fauré
Pavane

Thomas Weelkes
Hark, all ye lovely saints

Giaches de Wert
Chi salirà per me

Claudio Monteverdi
Ecco mormorar londe

Claudio Monteverdi
Io mi son giovinetta

Orlando de Lassus
La nuit froide et sombre

Clément Janequin
Le chant des oiseaux

SERVIÇO
Coral Jovem do Estado
Data: 12/9, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Euclides Menato
Endereço: Av. Brasil, 193 – Jardim Itacolomi – Ribeirão Pires
Faixa etária: livre
 

Entrada franca

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.