Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Coral Infantil e Coral de Familiares fazem concerto na Pinacoteca do Estado

02 de outubro de 2015

Neste sábado (3 de outubro), o Coral Infantil do Guri – formado por alunos do Guri da capital e Grande São Paulo com idades entre 8 e 12 anos – se apresenta na Pinacoteca do Estado, às 12h30. A entrada é gratuita. Sob a regência de Ana Yara Campos, o grupo abre o concerto com um declame do poema Pulsar, do poeta, ensaísta e crítico de literatura e música Augusto de Campos e segue com um repertório bem diversificado, com obras dos compositores austríacos Mozart e Schubert, do francês Bruno Coulais e da brasileira Zica Bergami, lembrada com sua saudosa valsinha Lampião de Gás, escrita em 1957 e que ficou marcada na voz de Inezita Barroso.

 

Mais cedo, às 12h, o Coral de Familiares do Guri faz concerto sob a regência de Giuliana Frozoni. No programa traz canções indígena, do folclore mato-grossense e do folclore sefardita (descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha), além de uma peça de Humberto Teixeira e Luza Gonzaga (Qui Nem Jiló), entre outras. Criado em 2012, o grupo de formação livre é composto por familiares de integrantes dos grupos infantis e juvenis do Guri. No mesmo período em que os alunos ensaiam, o Coral de Familiares tem contato com um repertório de canto coral para adultos, abordando o repertório popular e erudito.

 

O Coral Infantil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura nestas praças.

 

O Coral Infantil foi formado em 2012 e desde então seleciona seus integrantes por meio de audições anuais. Já se apresentou no Teatro Grande Otelo, nos teatros do CEUs (Centro Educacional Unificado) onde o programa está presente com seus polos e no próprio Auditório do Masp. O grupo participou de encontros de coros, gravou o Especial de Fim de Ano da TV Cultura, em 2012, e esteve envolvido na gravação do CD do Coral Infantojuvenil do Guri, lançado em 2013.

 

Repertório – Coral Infantil do Guri:

Pulsar

Poema de Augusto de Campos

Adela Maria de Larrocha

Al Señor Sol…

Folclore brasileiro

(arranjos Ana Yara Campos)

Vagalume

Cai, cai balão

Candieiro

Santa Clara clareou

Canto de cego

Diz que é Lampião

Fui no Tororó

Tema tradicional português

(arranjo Ana Yara Campos)

Os olhos de Marianita

Wolfgang Amadeus Mozart

(versão em português Ana Yara Campos)

Der Vogelfänger bin ich ja, I Ato, n.2,

“Die Zauberflöte” – Papagueno

Franz Schubert

(versão em português Ana Yara Campos)

Die Forelle, op. 32 n.8, D.550 – A truta

Criação Coletiva

(por Grupo Juvenil, Unicamp, 2005, coord. Ana Yara Campos)

E=mc²

Zica Bergami

(arranjo Ana Yara Campos)

Lampião de gás

Tema tradicional norte-americano

(letra de John Bell e arranjo Ana Yara Campos)

Deep blue sea

Bruno Coulais
(versão em português Ana Yara Campos)
Vois sur ton chemin, do filme “Les Choristes” – Ande onde for

Christophe Barratier e Bruno Colais

(adapt. e versão em português Ana Yara Campos)

Cerf-volant, do filme “Les Choristes” – De papel da cor do céu

Telo e Márcio Borges
(arranjo Ana Yara Campos)
Voa, bicho

 

Repertório – Coral de Familiares do Guri:

Canção indígena

Evening Rise

Gilvan Chaves, Fernando Luiz Camara Cascudo e Alcyr Pires Vermelho

(adapt. Leonardo Andrade)

Prece ao Vento

Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga

(arranjo original Eduardo Dias de Carvalho, adapt. Eduardo Fernandes)

Qui Nem Jiló

Motivo folclórico mato-grossense

(recolhido por Paulo Vanzolini)

Cuitelinho

Paulinho Pedra Azul

(arranjo Andréa Arle)

Jardim da Fantasia

Anônimo – século XVI

Tourdion

Três Cantos Nativos dos Índios Kraó

(Ambientado por Marcos Leite)

Canção folclórica sefardita

(arranjo Audrey Snyder)

Durme, durme

Morten Lauridsen e Rainer Maria Rilke

(recolhido por Paulo Vanzolini)

Dirait-on (do ciclo Les Chansons des Roses)

Cancion com todos (Coral Infantil e Coral de Familiares juntos)

 

Serviço:

Coral Infantil e Coral de Familiares do Guri na Pinacoteca do Estado

Regentes: Ana Yara Campos e Giuliana Frozoni

Data: 3 de outubro, sábado

Horário: a partir de 12h

Local: Pinacoteca do Estado

Endereço: Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo – SP

Entrada gratuita

 

Ana Yara Campos – regente Coral Infantil do Guri

Tem formação em música, comunicações sociais, com mestrado em educação. Participou intensamente do movimento coral paulista. Foi aluna, em especial, de Adriana de Oliveira Ribeiro, Roberto Schnorremberg e frequentou cursos e festivais de canto coral na Alemanha, Portugal, Itália e EUA. Durante muitos anos, prestou serviços ao Instituto Nacional de Música da FUNARTE (Projeto Villa-Lobos), Secretarias da Cultura de SP, PR, MG, diversos órgãos artístico-culturais do país e universidades, sempre em práticas relacionadas ao canto coral. Tem atuado junto a grupos infanto-juvenis, universitários, comunitários e de empresa, com ênfase na formação de professores e regentes. Em seu trabalho, destaca-se a elaboração de arranjos corais e peças para a educação musical.

 

Giuliana Frozoni – regente Coral de Familiares do Guri

Gestora do Programa Guri Santa Marcelina, é doutoranda em música pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e bacharel em Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atuou como regente assistente e arranjadora do CUCA – Coral da PUCSP e Coral UNICID – Universidade Cidade de São Paulo. Dirigiu o Coral Juvenil do Guri, com o qual gravou o CD “Cantos Novos”. Atualmente dirige o Voz Moscada, grupo vocal formado em 2004, e o Coral OAB da 94ª Subseção Penha de França.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.