Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Cooperação na prática

03 de fevereiro de 2009

Workshop de Jogos Cooperativos inicia a segunda semana da Jornada de Capacitação

Jogos CooperativosA segunda semana da Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina iniciou sob o tema da cooperação. Os professores, monitores, agentes de apoio, assistentes sociais e estagiários do programa participaram, nas manhãs da segunda-feira, 02, e terça-feira, 03 de fevereiro, do Workshop Jogos Cooperativos, ministrado por Renato Milsoni, facilitador do Projeto Cooperação.

 

Durante os dois dias foram desenvolvidas atividades em grupo, que discutiram situações comuns do programa e apontaram soluções para o dia-dia. Além dos jogos, os participantes puderam praticar a Dança Circular, um movimento muito antigo que tem por finalidade difundir o sentimento de unidade e igualdade.

 

“O objetivo do workshop é exercitar a cooperação por meio de atividades práticas, além de propor reflexões sobre o papel de cada um e sua atuação como músicos-educadores”, afirmou Renato.

 

Foram abertos espaços para discussões em torno das atividades do programa e sobre como potencializá-las. Milsoni ressaltou a importância do trabalho e seus reflexos sobre os guris: “O aluno deve ser olhado como um potencial líder que pode ser um meio para acessar toda a comunidade”.

 

A partir das reflexões surgiram diversas ideias para melhorar a interação entre os polos, além de ampliar a visão de todos sobre a importância de suas ações.

 

Para Renato, desenvolver esse workshop o deixou muito motivado, por compartilhar experiências e principalmente por ajudar toda a equipe a perceber a dimensão de seu trabalho. “Vocês podem fazer muito mais do que ensinar música, vocês podem mudar o mundo”, finalizou.

 

No período da tarde a equipe social participou da Instrumentalização para a construção de método de trabalho socioeducativo, orientada por Marta Bruno, coordenadora Social do programa. Também foi realizada a capacitação para os professores de teoria, com o tema Procedimentos metodológicos e Postura pedagógica, ministrada pela Coordenadora Pedagógica do Guri Santa Marcelina, Valéria Zeidan, e por Yara Caznok (UNESP). Além disso, os professores participaram dos cursos Prática de Cordas, com Emiliano Patarra, Coordenador Pedagógico do Guri Santa Marcelina; Conjunto de Canto e Coral, com Teresa Longatto; e Trompa, com Daniel Heavens.

 

Acompanhe o programa da Jornada de Capacitação do Guri Santa Marcelina.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.