Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Concerto de lançamento do Coral e da Banda Sinfônica do Guri Santa Marcelina

03 de dezembro de 2009

Apresentação gratuita acontece no dia 13 de dezembro no Teatro do CEU Cidade Dutra

O Coral Infanto-Juvenil e a Banda Sinfônica Guri Santa Marcelina farão o seu concerto de estreia no dia 13 de dezembro, domingo às 11h, no Teatro do CEU Cidade Dutra (Av. Interlagos, 7350, Cidade Dutra). A apresentação integra o plano de ações do Programa Guri Santa Marcelina, que visa fomentar a criação de grupos musicais e corais em cada um dos 21 polos de ensino espalhados na periferia da cidade.

Integram a Banda Sinfônica e o Coral Infanto-Juvenil 100 alunos de música, de 10 a 18 anos, de quatro polos: dois da zona sul da cidade – CEUs Navegantes e Cidade Dutra – e dois da zona leste – CEUs Parque Veredas e Vila Curuçá. Para o concerto inaugural, os dois grupos realizaram ensaios regulares durante dois meses, todos os sábados na sede da Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim – EMESP).

Segundo o coordenador do Guri Santa Marcelina, Ricardo Appezzato, “a ideia é criar grupos musicais e corais que alimentem as comunidades locais, já que atualmente a maioria deles está concentrada na região central da cidade”. Por outro lado, a iniciativa também possibilita que a criança desenvolva o conhecimento musical desde muito jovem, como parte do processo de educação integral. “Eles podem ser os próximos integrantes e bolsistas dos Grupos Jovens (Orquestras, Banda e Coral) da Tom Jobim – EMESP”, completa Ricardo Appezzato.

Concerto de Lançamento

Para o evento de inauguração, o repertório escolhido mistura obras eruditas e populares e dá destaque a peças natalinas. O Coral, regido pela gestora do Guri Santa Marcelina, Giuliana Frozoni, interpretará sete peças de compositores brasileiros, como Djavan e Milton Nascimento, e uma obra do compositor italiano renascentista, Giovanni Pierluigi da Palestrina.

Após a apresentação do Coral, os integrantes da Banda Sinfônica entram em cena com a regência de Ricardo Appezzato, coordenador pedagógico do Guri Santa Marcelina, e executam quatro obras, com destaque para composições originais para banda sinfônica de renomados compositores, entre eles Gilberto Gagliardi e David Holsinger.

O encerramento do concerto reunirá a Banda e o Coral para a apresentação de um medley especial natalino.

 

PROGRAMA

 

 CORAL INFANTO-JUVENIL GURI SANTA MARCELINA
REGENTE: GIULIANA FROZONI

 

MILTON NASCIMENTO / GERALDO OLIVIERI JR.
De Magia, de Dança e Pés

RENATO ROCHA / PATRICIA COSTA
A Lua

ADONIRAN BARBOSA/ S. WANTROBA E MARA CAMPOS
Samba do Arnesto

DJAVAN / ALEXANDRE ZILAHI
Sina 

GIOVANNI PIERLUIGI DA PALESTRINA
Jesu Rex

SERGIO VASCONCELLOS CORREA / JOAQUIM SERRA
Presépio

ANA YARA CAMPOS
Batuque Natalino

 

 BANDA SINFÔNICA GURI SANTA MARCELINA
REGENTE: RICARDO APPEZZATO

 

JOHN HIGGINS
Black Wolf Run

LARRY CLARK
Contredance

DAVID HOLSINGER
A Childhood Hymn

GILBERTO GAGLIARDI
Cantos Nordestinos

 

 BANDA SINFÔNICA E CORAL GURI SANTA MARCELINA

MEDLEY DE NATAL
Natal Guri Santa Marcelina
Arranjo: Eduardo Meneses

 

Serviço:

Dia: 13 de dezembro
Horário: 11h
Local: CEU Cidade Dutra
Endereço: Av. Interlagos, 7350, Cidade Dutra
Telefone: (11) 5668-1919
Capacidade: 450 lugares
Apresentação gratuita

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.