Foi um ano com muitas atividades focadas na capacitação dos professores do Guri que participaram de master classes, oficinas e workshops durante o ano.
Um dos destaques do Guri em 2011 foram os processos de capacitação focado nos profissionais do Programa. Ao todo, foram 354 horas de capacitação só para os professores, sem contar os momentos em que todos os colaboradores – professores, assistentes sociais, monitores e agentes de apoio de polos – se encontraram para refletir o projeto político pedagógico como aconteceu na Jornada de Capacitação, em julho (veja matéria aqui).
Cada área pedagógica, 26 ao todo, divididas por instrumentos, canto, práticas de conjunto, iniciação musical, curso modular e teoria, contaram com 12 horas de capacitação no ano. Adriana Schincariol e Paulo Braga, coordenadores da Emesp Tom Jobim e profissionais como o regente Emiliano Patarra, Estevão Marques, Ari Colares, Henrique Meneses e Joana Maris dentre outros, estiveram à frente desses momentos de capacitação.
Além desses encontros, o Guri organizou master classes, oficinas e workshops para os professores. Exemplos foram os realizados com músicos da Juilliard School (veja matéria aqui), com o professor Iramar Rodrigues, do Instituto Dalcroze de Genebra e com Richard Frostick, Diretor do London Music Centre e diretor artístico do Youth Music Voices. Os agentes de apoio também passaram por oficinas de lutheria e conservação de instrumentos.
Outro destaque em 2011 foi a criação dos Grupos de Trabalho (GTs) em 15 áreas pedagógicas. Cada grupo é formado por professores e supervisores pedagógicos que se reúnem bimestralmente para tratar de questões ligadas ao dia a dia do ensino musical. Para Valéria Zeidan, coordenadora pedagógica do Guri, todos esses momentos de reflexão sobre o fazer pedagógico são fundamentais para quem se envolve com alunos e familiares. “Convidamos profissionais destacados para contribuir com nosso processo de ensino. Atribuímos um grande valor a esses momentos, pois é quando elaboramos, junto aos professores e equipes de polo, a execução de um inovador programa sociopedagógico”, explica.
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