Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Canto coral do Guri Santa Marcelina segundo os próprios alunos

04 de agosto de 2009

Estudantes do programa analisam desempenho pessoal, aprendizagem e importância das aulas

As aulas de canto coral do programa Guri Santa Marcelina promovem a integração entre seus participantes, além de ajudá-los a melhor ouvir a si mesmos e aos seus companheiros, além de desenvolver a imaginação e a concentração. Estas são apenas algumas das impressões registradas pelos próprios estudantes da classe de canto coral do programa em uma auto-avaliação sugerida pelas professoras do Guri Santa Marcelina, Siméia Matos e Roberta Chamilet.

Ao seguir o roteiro de perguntas sugeridas pelas professoras, que elaboraram questões sobre os pontos que os alunos mais e menos gostaram, a importância de saber cantar, afinação e sugestões para a continuação do curso, seus estudantes, de faixa etária entre 12 e 16 anos, revelaram curiosidades indicativas de seu desempenho em sala de aula e do seu desenvolvimento pessoal no contato com a música proporcionado pelas atividades do programa Guri Santa Marcelina.

Muitas respostas indicaram que a classe de canto coral uniu seus participantes, e uma série de novas amizades foram feitas dentro dos grupos. Mudanças comportamentais também foram apontadas pelos próprios alunos, na medida em que o curso promoveu um aumento de concentração, estimulo à imaginação e até mesmo o relaxamento e a calma. “Sinto que a instrução que recebo das professoras será importante para eu poder ser alguém no futuro”, revelou um dos estudantes.

Na idade em que se encontram estes alunos do programa, além do canto coral, os jovens realizam também cursos de instrumentos no Guri Santa Marcelina. Para eles, as aulas de canto ajudaram inclusive na hora de tocar o seu instrumento de escolha. “A voz é um instrumento que carregamos para todos os lugares. Se eu pegar uma partitura e estiver sem o meu instrumento, vou utilizar a voz para perceber como é esta música”, refletiu um dos jovens.

As respostas (veja abaixo quadro com trechos extraídos dos depoimentos), muito reveladoras e ricas em sentimento, sugerem tanto impressões coletivas sobre as aulas, como detalhes de cada indivíduo. Dentre as sugestões para a continuidade do curso estão mais tempo de aula e maior número de apresentações para o público. “Acho que poderíamos fazer um teatro musical. Mas eu não seria a solista. Seria figurante”, declarou uma tímida estudante, que, apesar de ter se auto-conferido nota zero em afinação, recebeu da professora a conceituação máxima nesse quesito.

Como em todos os cursos do programa Guri Santa Marcelina existe algo a mais por trás da alta qualidade no ensino musical ou do trabalho do serviço social: a formação dos indivíduos. Um dos estudantes resumiu em poucas palavras a sua participação: “Não sei se fui o melhor ou se fui o pior, mas o importante é que frequentei com prazer as aulas e dei o meu melhor”

Depoimentos:

 

“Cantando podemos ser livres e expressar nossas opiniões” 

“A música nos faz aprender a nos ouvir e saber diferenciar música do barulho”

 “A música faz parte da vida. Com ela você se concentra e consegue relaxar”

“Cantar faz bem a alma. Ela se acalma.”

“O curso de canto coral é importante para no futuro você ser alguém”

“Pode nos ajudar a ouvir melhor”

“Facilita na hora de tocar instrumento”

“Gostei de cantar e fazer novas amizades”

“Desenvolve a imaginação porque quando você canta tem vontade de escrever músicas, para ficarem bonitas e mostrar para as outras pessoas”

“O que mais gosto é de cantar e interagir com os outros”

“A música é tudo para mim, desde um instrumento a um batuque com as mãos e o corpo”

“Se enturmar com pessoas de instrumentos diferentes dos meus”

“Saber cantar ajuda muito a tocar um instrumento e eu quando toco gosto de cantar junto”

“Cantar em grupo é muito bom”

“Desenvolve o ouvido musical”

“O meu intuito era aprimorar minha capacidade vocal, porém fui além e descobri que um trabalho em grupo, nesse caso o musical, pode tornar-se um ótimo e valoroso trabalho”

“Cantar é uma das melhores formas de se expor um sentimento”

“Antes de cantar no coral eu não gostava de cantar”

“É bom para a voz, para a garganta e para a gente”

“Para afinar a voz, para alegrar o comportamento e se divertir”

“Quero aprender coisas novas e fazer mais apresentações”

“Gostaria que as férias acabassem e as aulas voltassem o quanto antes, com novas músicas e mais apresentações em público”

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.