Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata de Violões na Biblioteca de São Paulo

30 de agosto de 2011

Grupo fez sua quarta apresentação do ano na estreia da parceria entre o Programa Guri e a Biblioteca de São Paulo. O concerto, que lotou o auditório, contou com a participação do violonista João Kouyoumdjian e uma apresentação da contadora de história Ligia Borges.

 

A Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri fez, no último sábado (27/8), na Biblioteca de São Paulo (BSP), seu quarto concerto no ano. Para um público que lotou o auditório do espaço que fica na Praça da Juventude, em Santana, a Camerata apresentou seu repertório que variou de um quinteto na obra Ráfagas n.2 do espanhol Federico Moreno-Torroba até um tutti, com uma ousada obra do cubano  Leo Brouwer, Fantasia de los ecos.
O violonista brasileiro João Kouyoumdjian, estudante de mestrado da Juilliard School – uma das mais importantes escolas de música do mundo, e parceira do Programa Guri -, em temporada pelo Brasil, foi o convidado e apresentou obras dos brasileiros Villa-Lobos e Garoto. No encerramento do concerto alunos e convidado tocaram Gavota-choro de Villa-Lobos e Sons de carrilhões de João Pernambuco. 

Contação
Na sequência, a BSP ofereceu uma surpresa para os guris e o público presente. A contadora de história Ligia Borges, da Cia. Ginga & Prosa, divertiu todos com histórias orais da cultura popular brasileira recolhidas por Câmara Cascudo. A Biblioteca também destacou, nas prateleiras, todas as obras relacionadas com os compositores tocados pelo Grupo, em uma ação de interação entre o acervo da instituição e o concerto.
Segundo Ana Castro, gerente de projetos da Organização Social de Cultura SP Leituras, que administra a BSP, a parceria com o Programa Guri deu certo já na primeira atividade. Para ela, os grupos formados pelos alunos do Guri podem buscar no espaço lugar para ensaios e apresentações, bem como “utilizar o acervo para consultas e pesquisa na área musical”. No dia, os integrantes da Camerata de Violões também fizeram as carteirinhas de usuários da biblioteca.
Dia 17/9,às 15h, está programado mais um concerto do Guri na BSP, desta vez do Coral Infanto-Juvenil (saiba mais aqui). 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.