Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata de Violões lança CD Retratos Brasileiros no Masp

04 de novembro de 2016

 A Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri realiza, no dia 27 de novembro, domingo, às 11h, no Auditório Masp Unilever, uma apresentação histórica. Sob regência do atual maestro convidado, Pietro Carlo Corrêa, o grupo lança seu primeiro CD, intitulado Retratos Brasileiros, que traz peças compostas, arranjadas ou transcritas especialmente para o grupo – uma empreitada que consolida e coroa o trabalho artístico-pedagógico realizado pelo grupo e pelo Programa Guri.

Gravado em dezembro de 2013, sob regência do então maestro convidado Thales Maestre – professor do Guri e educador com grande experiência no ensino de violão –, o álbum tem obras originais de Paulo Porto Alegre, Geraldo Ribeiro, Douglas Lora e Celso Cintra, e uma composição do regente e professor Pietro Carlo Corrêa. Thales Maestre também deixa sua marca no repertório, assinando arranjos de peças de Canhoto, João Pernambuco e Mário Zan, e uma transcrição de A lenda do Caboclo, de Heitor Villa-Lobos. A lista se completa com o Choro Urbano, de Edmundo Villani-Côrtes, em transcrição do próprio autor. Simultaneamente ao lançamento do CD, o Guri publica também um Caderno de partiturascontendo todas as obras do álbum.

Em edição bilíngue, o álbum tem ainda uma nota explicativa do professor e compositor Leonardo Martinelli, que ressalta a importância da gravação e do lançamento. Segundo ele, “Nenhum projeto de promoção musical pode ser considerado artisticamente consistente se ao mesmo tempo não fomentar a própria criação musical”. E reforça a pertinência da encomenda de peças para essa formação relativamente recente e tipicamente brasileira, a Camerata de Violões, que, assim, consolida seu lugar na música nacional – com grupo, repertório, e projeto de formação artístico-pedagógica.

Confira abaixo o programa e detalhes da apresentação.

 PROGRAMA

Heitor Villa-Lobos
Estudo nº 1

Paulo Porto Alegre
Pentatônicas

Philip Glass
Opening

Heitor Villa-Lobos
A lenda do caboclo

Joabe Guilherme
Fantasia brasileira

Antonio Vivaldi
Concerto grosso

Cesar Guerra-Peixe
Mourão

Astor Piazzolla
Libertango

Heitor Villa-Lobos 
Bachianas brasileiras nº 5

Carlos Gardel
Por una cabeza

Pietro Carlo
Da noite para o dia

Data: 27/11/2016
Horário: 11h
Local: Auditorio Masp Unilever – Avenida Paulista, 1578, Bela Vista; São Paulo, SP

Entrada gratuita 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.