Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata de Violões do Guri se apresenta no Hebraica

05 de setembro de 2016

 No dia 11 de setembro, domingo, a Camerata de Violões, grupo infanto-Juvenil do Guri, se apresenta no projeto Hebraica Meio-Dia, do clube Hebraica São Paulo. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

 

Com um repertório baseado na trajetória do violão brasileiro do século XX, sob a regência do maestro Pietro Carlo Corrêa, os alunos interpretarão composições que vão de Vivaldi, com o Concreto Grosso Op. 3 nº 8 – III, passando por Georges Bizet e Villa-Lobos, até Led Zepellin com a famosa Stairway to Heaven.

 

A Camerata de Violões é formada por 30 integrantes, todos alunos do Guri, e já se apresentou em importantes espaços culturais da cidade de São Paulo como o Itaú Cultural, a Biblioteca de São Paulo, Praça Victor Civita, Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e no Instituto de Artes da Unesp. 

 

Criada em 2010, a Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri tem o patrocínio do grupo Verzani & Sandrini, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é um dos dez conjuntos musicais do programa Guri, que atende um total de 13 mil crianças e adolescentes nos 46 polos espalhados na capital e Grande São Paulo. 

 

Programa:

Philip Glass  (1937)Opening (Arranjo: Orlando Fraga)

Antonio Vivaldi  (1678-1741)Concerto Grosso Op. 3 Nº 8 – III – (Transcrição Edson Lopes)

Georges Bizet (1838-1875) – Habanera (Arranjo: Cláudio Weizmann)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)A lenda do Caboclo (Arranjo: Thales Maestre) 

    – Bachiana nº 5 

César Guerra-Peixe (1914-1993)Mourão (Arranjo: Thales Maestre)

Astor Piazzola (1921-1992)Libertango (Arranjo: Marcelo Brazil)

Carlos Gardel (1890-1935)Por una Cabeza (Arranjo: Pietro Carlo) 

Jimmy Page (1944) e Robert Plant (1948)Stairway to heaven (Arranjo: Ricardo Grion) 

Damaso Pérez Prado (1916-1989)Mambo nº 5 (Arranjo: Pietro Carlo) 

 

Serviço:

Camerata de Violões Infanto-Juvenil do Guri na Hebraica

Regente: Pietro Carlo Corrêa

Data: 11 de setembro, domingo

Horário: 12h

Local: Hebraica

Endereço:  R. Hungria, 1000 – Pinheiros, São Paulo – SP

Entrada gratuita

 

Pietro Carlo Corrêa – regente

 

Bacharel em violão pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Pietro é formado em violão popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Foi aluno do Conservatório de Música de Guarulhos, recebeu o 1° lugar no V e VII Concursos de Música de Câmara da Universidade Cruzeiro do Sul e há dez anos desenvolve trabalhos com educação musical em projetos sócio-culturais dedicando-se prioritariamente à didática relacionada ao ensino coletivo do violão. É professor do Guri gerido pela Santa Marcelina Cultura, onde também conduz a Camerata de Violões Infantojuvenil e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira.