Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Camerata Aberta leva ao MASP extremos contemporâneos

20 de abril de 2010

Após lançamento em março, grupo de câmara especializado no repertório dos séculos XX e XXI apresenta peças da recente produção contemporânea, sob regência de Guillaume Bourgogne

Camerata AbertaNo dia 25 de abril (domingo), às 16 horas, a Camerata Aberta, grupo de câmara focado no estudo e na difusão do repertório contemporâneo nacional e internacional, apresenta concerto intitulado Entre Extremos, no Grande Auditório do MASP (Museu de Arte de São Paulo). Guillaume Bourgogne, regente convidado para o primeiro trimestre de atividades do grupo, selecionou obras de Charles Ives, Claude Debussy, Edgar Varèse, Salvatore Sciarrino, Sergio Kafejian e Silvio Ferraz. O grupo também apresenta um concerto didático no dia 23 de abril, às 14h30, no MASP.

Como o próprio tema sugere (Entre Extremos), Bourgogne buscou um recorte de linguagens e sonoridades pouco usuais, em que os instrumentos encontram-se em seus limites de audibilidade e de execução, levando ao público a oportunidade de descobrir novas maneiras de se ouvir música.

The Unanswered Question, de Charles Ives (1874-1954), considerado um dos mais importantes compositores dos Estados Unidos, abre o concerto. Descrita pelo próprio Ives como “Paisagem cósmica”, a peça evidencia a sobreposição de três camadas sonoras: a “eterna questão da existência”, entoada por um solo de trompete, “o silêncio dos druidas”, sussurrado por um quarteto de cordas, e a “busca incansável da resposta”, chamada por um quarteto de sopros.

Na sequência, Prélude à l’après midi d’un faune, versão para grupo de câmara do poema sinfônico baseado em poema do poeta Stéphane Mallarmé. A peça de Claude Debussy (1862-1918) foi considerada por muitos críticos e musicólogos como o marco inicial da música contemporânea.

A primeira parte do concerto traz ainda Octandre, de Edgar Varèse (1883-1965), que viveu nos Estados Unidos entre 1915 e 1965 e foi precursor em experimentos com sonoridades ruidosas e em pesquisas que relacionam a ciência e a música.

Com peças raramente tocadas antes no Brasil, a Camerata Aberta amplia o cenário da música erudita no país e oferece um repertório inovador. Archeologia del telefono, do compositor italiano Salvatore Sciarrino (1947), tem sua estreia brasileira com a Camerata. Sciarrino é considerado um compositor autodidata que propõe novos caminhos para a escuta musical através de sonoridades não usuais nos instrumentos.

Para encerrar o concerto, a Camerata Aberta traz duas interpretações do repertório contemporâneo nacional. Sobre Paranambucae, de Sergio Kafejian, foi criada a partir do estudo de paisagens sonoras de quatro regiões do Brasil. Esta composição é uma segunda versão de Paranambucae, projeto selecionado pela Funarte em 2008 em seu programa “Bolsa de Criação Artística”.

Dona Letícia, de Silvio Ferraz, é uma homenagem que o compositor rendeu à senhora que dá título à obra, uma violinista residente na cidade mineira de Prados. Nesta peça que encerra o concerto, Ferraz une mundos diferentes, através de elementos da música tradicional e sonoridades mais experimentais.


Concerto Didático
 

Um dos principais pilares das atividades da Camerata Aberta é a formação de público, aliada a atividades pedagógicas. Para isso, foram elaborados concertos didáticos que ocorrem mensalmente, antes dos concertos oficiais.

Nestes concertos-didáticos, as obras a serem executadas nos concertos oficiais são abordadas de modo a facilitar a compreensão do ouvinte, tornando a escuta das obras ainda mais prazerosa.

“O concerto didático é conduzido pelo maestro, que explica ao público como os materiais musicais são elaborados e como o compositor constrói seu discurso. Paralelamente, o grupo executa trechos das obras que exemplificam os tópicos expostos pelo maestro”, explica Sergio Kafejian, coordenador da Camerata Aberta.

No dia 23 de abril, às 14h30, no Grande Auditório do MASP, serão abordadas as obras Archeologia del telefono, do italiano Salvatore Sciarrino, e Octandre, do compositor francês Edgar Varèse. Além das obras com apresentação didática, serão tocadas as demais que compõem o programa.

Clique aqui e confira mais informações sobre o programa.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.