Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Bolsista da Orquestra Jovem é aprovado em universidade de Portugal

20 de agosto de 2018

O jovem violoncelista Leonardo Carneiro de Salles, 22 anos, foi aprovado na Universidade de Aveiro, em Portugal, para estudar licenciatura em música com David Cruz, professor de violoncelo e mestre em música pela Universidade de Indiana (EUA). Nos próximos três anos, Leonardo pretende adquirir bastante conhecimento e diferentes vivências, por conta do contato com excelentes profissionais da área, que provavelmente vão auxiliá-lo na sua evolução profissional e pessoal. “Estou muito empolgado e ansioso para essa nova etapa de minha vida”, afirma.

Ex-aluno da EMESP Tom Jobim e bolsista da Orquestra Jovem do Estado, Leonardo revela que começou a estudar música na igreja bem cedo e logo ingressou em um polo de ensino do Guri, próximo à sua casa, na zona leste de São Paulo, para aperfeiçoar o aprendizado. Lá, teve o primeiro contato com o violoncelo e os seis meses de aulas práticas e teóricas no projeto o ajudaram a ingressar na antiga Universidade Livre de Música (ULM) – atual EMESP Tom Jobim. Durante os seis anos em que permaneceu na EMESP, estudou com os professores Márcio Rampim e Geraldo Olivieri, teve aulas de violoncelo com Joel de Souza, Meryele Maciente e Marialbi Trisolio, e teve ainda aulas teóricas e de canto com professores como Joana Darc e Regina Kinjo. Leonardo estudou também na Escola Municipal de Música de São Paulo.

Em 2015, o jovem foi aprovado para ingressar na Orquestra Jovem Tom Jobim, tendo a oportunidade de trabalhar com o maestro Nelson Ayres e o violinista Ricardo Herz. No mesmo ano, passou no processo seletivo para a Orquestra Jovem do Estado, onde teve a possibilidade de conhecer grandes músicos com carreiras de prestígio internacional, como os violoncelistas Marc Coopey, Ophélie Gaillard e Antonio Meneses. Leonardo conta ainda que pôde evoluir tecnicamente e musicalmente durante o período em que permaneceu na Orquestra Jovem. “O maestro e diretor musical do grupo Cláudio Cruz realiza um trabalho árduo e minucioso conosco, e extrai excelentes resultados. Todo esse processo me fez crescer muito como músico e certamente como pessoa”, revela.

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.