Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Bolsista da Orquestra Jovem do Estado é aprovado em Universidade da Áustria

16 de julho de 2015

Matheus Posso, aluno de música de câmara na EMESP Tom Jobim com a professora Liliana Chiriac, foi aprovado para realizar bacharelado em violoncelo na Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria. O jovem, de 19 anos, que foi aluno do Guri entre 2008 e 2010, é também bolsista da Orquestra Jovem do Estado.


Foto: Roberta Borges

“Eu soube da Mozarteum por meio do Festival Ilumina, realizado em Sapucaí-Mirim, em Minas Gerais, com direção da Jennifer Stumm”, revela o jovem que conheceu a violista norte-americana por conta de master classes ministradas por ela na EMESP Tom Jobim, além da participação de Jennifer Stumm como solista em concertos com a Orquestra Jovem do Estado em 2012 e 2014.

Matheus entrou na EMESP Tom Jobim em 2010 e teve aula com a professora de violoncelo Meryelle Maciente. Antes disso, quando foi aluno do Guri, teve como professores Tulio Pires e Jorge Humberto.

Em 2012, passou no processo seletivo para a Orquestra Jovem do Estado. Sob regência do maestro Cláudio Cruz, se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil, Europa e Estados Unidos. “Para um músico a experiência orquestral é essencial, pois iremos passar a maior parte de nossas vidas em orquestras. A Orquestra Jovem do Estado me ajudou muito na questão de tocar em conjunto, dividir estantes, deixar o ego de lado”, conta.

No seu terceiro ano como bolsista da Orquestra Jovem do Estado, em 2014, Matheus foi um dos contemplados na 3ª Edição do Prêmio Ernani de Almeida Machado e recebeu R$ 15 mil. “Eu havia estudado desde o começo do ano para a prova. Não imaginava ganhar um dos prêmios, pois conheço o alto nível dos concorrentes. Agora com o valor do prêmio, vou conseguir custear parte dos meus estudos na Áustria”. diz.

Matheus embarca para a universidade austríaca em outubro deste ano para realizar o bacharel em violoncelo, com duração de quatro anos, com o professor italiano Giovanni Gnocchi.

 

por Marcus Vinicius Magalhães

 

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.