Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Bolsista da Banda Jovem do Estado é aprovada em conservatório italiano

14 de julho de 2017

A clarinetista Angelica Tavares lançou vaquinha virtual para financiar moradia e alimentação durante a sua permanência na Europa

 “Eu gosto de tocar e ensinar música, minha meta é fazer isso cada dia melhor”, afirma Angelica Tavares, aluna do 4º Ciclo de Formação da EMESP Tom Jobim e bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.

O objetivo da jovem musicista está cada vez mais próximo de ser alcançado já que, recentemente, concluiu o bacharelado em clarinete pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), na classe do professor Sergio Burgani, e recebeu uma bolsa de estudos do Conservatorio Statale di Musica Bruno Maderna, de Cesena, na Itália, para estudar mestrado em clarinete na classe do professor Piero Vicenti. “Fui aprovada para o Biennio Specialistico di II livello in clarinetto com um dos maiores nomes da escola italiana para aperfeiçoar minhas habilidades como musicista. É uma conquista muito grande”, comemora.

Ainda de acordo com ela, mais do que uma conquista importante, é uma vitória conseguir perseverar nos estudos de música e ter uma chance como essa diante de todas as condições contrárias que a arte e a cultura enfrentam atualmente no país. Após dois anos de estudo, Angelica pretende retornar ao Brasil e difundir todo o conhecimento e experiência adquiridos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do cenário artístico-musical brasileiro.

Natural de Guaratinguetá (SP), a jovem iniciou seus estudos musicais em violão e canto em 2008, no Projeto Guri. Em 2009, começou a estudar clarinete com Leidiana Melo e, posteriormente, ingressou no Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA), onde teve aulas com vários professores, dentre eles o clarinetista Marcelo Küpper e o fagotista Francisco Wellington.

Na EMESP Tom Jobim, estudou com os professores Gustavo Barbosa, Fábio Ramazzina, Hermes Jacchieri e, atualmente, é orientada por Edmilson Nery, Paula Pires, Josué Baptista dos Santos e Sarah Hornsby no Grupo Contemporâneo EMESP. No período em que cursou bacharelado em clarinete na UNESP, entre 2012 e 2016, participou de festivais de música em Poços de Caldas (2013), Curitiba (2014) e Pelotas (2014, 2015 e 2016). Em 2015, na 9ª edição do International Mendelssohn Festival Summer School, em Hamburgo, na Alemanha, atuou como camerista com o Trio Lieben.

Nesses festivais, foi orientada por músicos renomados, como Henry Bok (Holanda), Luca Raeli, Luís Afonso Montanha (USP), Diego Grendene (OSPA), Ovanir Buosi (OSESP), Giuliano Rosas (OSESP), Ralf Gothóni (pianista e maestro, tendo sido professor da Hochschule für Musik em Hamburgo, Hanns Eisler Hochschule em Berlim e Musikhochschule Karsruhe), Juhani Lagerspetz (pianista premiado, professor na Academia Sibelius em Helsinki, Finlândia), Niklas Schmidt (violoncelista, diretor do festival e professor na Hochschule für Musik und Theater em Hamburgo), Matthias Lingenfelder, Jens Oppermann e Andreas Arndt (membros do Auryn Quartet, renomado quarteto de cordas residente do festival, lecionam na escola de música de Detmold)  e Michel Lethiec (clarinetista, professor do Conservatório Superior de Paris).

Vaquinha virtual

A bolsa de estudos no Conservatorio Statale di Musica Bruno Maderna, de Cesena, na Itália, cobre as taxas do conservatório, mas moradia e alimentação serão por conta de Angelica Tavares. Por isso, a jovem lançou uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) e espera contar com a ajuda de familiares, amigos e colegas de profissão para financiar a sua permanência na Europa.

“Em Cesena, terei que arcar com os gastos de moradia e alimentação, sendo essa minha maior barreira, pois não tenho condições financeiras, inclusive também preciso de um instrumento para o curso, não tenho clarinete em A”, afirma. Porém, Angelica destaca que as dificuldades são pequenas diante de sua vontade de estudar e afirma estar empenhada em conseguir apoio para cursar o mestrado.

Quer saber como ajudar? Acesse a vaquinha virtual aqui: https://goo.gl/EyYbMT

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.