Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem recebe o clarinetista Luis Afonso Montanha para concertos no final de semana

17 de junho de 2015

A Banda Sinfônica Jovem do Estado volta a se apresentar na capital paulista nesta sexta-feira (19 de junho), às 21h, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. No domingo (21), o grupo formado por bolsistas e alunos da EMESP estará em Jacareí, cidade do interior do estado, onde irá tocar no Teatro Ariano Suassuna, às 19h. O repertório será o mesmo nos dois dias, com composições de Dmitri Shostakovich, Morton Gould e Leonard Bernstein. A entrada é gratuita.

 
Sob a regência da maestrina titular e diretora musical Mônica Giardini, a Banda Sinfônica Jovem recebe o clarinetista e professor da USP Luis Afonso Montanha, que fará solo com a formação na peça Derivations, de Morton Gould. Ao lado de Aaron Copland e George Gershwin, o compositor foi um dos grandes representantes da música americana do século XX.
 
O programa ainda traz Jazz Suite No. 2, de Shostakovich, e Prelude, Fugue, and Riffs, escrita por Bernstein e que ficou muito conhecida pelo musical West Side Story, da Broadway, que situa o enredo de Romeu e Julieta na década de 1950 nos Estados Unidos, explorando a rivalidade entre americanos e porto-riquenhos.
 
Programa
Dmitri Shostakovich – Jazz Suite No. 2
Morton Gould – Derivations                                                   
Leonard Bernstein – Prelude, Fugue, and Riffs e Symphonic Dances from West Side Story
 
Serviço
São Paulo – Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Data: 19 de junho, sexta-feira
Horário: 21h
Local: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Entrada gratuita
 
Jacareí (SP)
Data: 21 de junho, domingo
Horário: 19h
Local: Teatro Ariano Suassuna – Educa Mais
Endereço: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 595, Centro, Jacareí – SP (ao lado da rodoviária)
Entrada gratuita
 
Mônica Giardini – regente titular e diretora musical
Doutora e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), com formação em piano, e bacharel em violão e Pedagogia Plena. Estudou regência orquestral e de Banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo de 1988 a 1990. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher 2011 concedido pela CIESP. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto. 
 
Luis Afonso Montanha – clarinete
Natural de Americana, São Paulo, é integrante, como clarinetista e claronista, dos grupos: Camerata Aberta (Prêmio APCA 2010 e Prêmio Bravo 2012), Sujeito a Guincho (Prêmio Eldorado de Música 1995 e Sharp 1997), Duo com a pianista Karin Fernandes, Duo Clarones (com o Prof. Henri Bok – Holanda), Opus Brasil Ensemble e Grupo QuartaD. Foi primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (1992 a 2014). É doutor em performance pela Unicamp e, desde 1992, é professor de clarinete e Música de Câmara no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem grande atuação como solista e camerista, apresentando-se no Brasil, Europa e Estados Unidos, destacando importantes estreias do repertório do Séc. XX e XXI para clarinete e clarone. Ganhador, como solista, do Prêmio Eldorado de Música (1993) e do Prêmio Esso de Música (Holanda, 1996), entre outros.
 
Banda Sinfônica Jovem do Estado
A Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em mais de 20 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo– Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana – Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão artistas como o maestro húngaro Laszlo Marosi e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. A Banda é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura. 
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.