Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem do Estado se apresenta neste domingo na Sala São Paulo

04 de agosto de 2016

Sob a regência de Mônica Giardini, grupo apresenta obras de Alfred Reed, Franz Doppler, Jacques Ibert, Victoriano Rincón e do brasileiro Edmundo Villani-Cortês, com entrada franca

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, ligada à EMESP Tom Jobim – escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura – apresenta o concerto Jovens Solistas 2016 neste domingo, 7 de agosto, às 11h, pela série Matinais da Sala São Paulo. A entrada é gratuita.

Sob a regência da maestrina titular e diretora musical Mônica Giardini, a Banda Sinfônica Jovem vai tocar obras de cinco compositores. Abrindo o programa, Andante e Rondó Op. 35, do ucraniano Franz Doppler. O grupo formado por cerca de 40 bolsistas também interpreta Concertino para Marimba e sopros, do norte-americano Alfred Reed; Concerto para Flauta e Orquestra, do francês Jaques Ibert; e Suíte nº 12 para Banda, do colombiano Victoriano Valencia Rincón. Do brasileiro Edmundo Villani-Cortês, que é um dos compositores nacionais mais ativos da atualidade e com mais de 200 peças escritas, a Banda toca Concerto para flauta e Orquestra.


O Jovens Solistas premia os melhores bolsistas da Banda Sinfônica em concurso interno realizado anualmente e os cinco vencedores da última edição serão os solistas neste concerto.


Programa
FRANZ DOPPLER Andante e Rondó Op. 35
Solistas: Jônatas Monteiro e Vivian de Moraes, flautas

JACQUES IBERT
Concerto para Flauta e Orquestra
1º Mov. Allegro
Solista: Giovanna Finardi, flauta

EDMUNDO VILLANI-CORTÊS
Concerto para Flauta e Orquestra
3º Mov. Allegro
Solista: Juliane Machado, flauta

ALFRED REED
Concertino para Marimba e sopros
I – Nocturne
II – Scherzetto
III – Toccata

Solista: Rodrigo de Souza Cleto, marimba

VICTORIANO VALENCIA RINCÓN
Suite nº 12 para Banda
I- Cantadoras
II- Bambuco
III- Cumbiamba
IV- Pregon


Serviço:

São Paulo
Data: 7 de agosto, domingo
Horário: 11h
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo-SP
Entrada gratuita – Série Concertos Matinais da Sala São Paulo
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 1.484 lugares
Acessibilidade: Sim

Mônica Giardini – regente titular e diretora musical

Doutora e mestre pela ECA-USP, com formação em piano, e bacharel em Violão e Pedagogia Plena. Estudou regência orquestral e de Banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo de 1988 a 1990. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher 2011 concedido pela CIESP. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regente adjunta e assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto.

Banda Sinfônica Jovem do Estado

A Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em mais de 20 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo– Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana – Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão artistas como o maestro húngaro Laszlo Marosi e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. A Banda é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo administrada pela Santa Marcelina Cultura.

 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.