Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Banda Sinfônica Jovem do Estado apresenta ópera-rock de Rick Wakeman

17 de setembro de 2014

A Banda Sinfônica Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, faz concerto temático no dia 3 de outubro (sexta-feira), às 21 horas, no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. A  entrada é gratuita.

 

Sob a regência da maestrina titular Mônica Giardini e participações do Coral Adulto EMESP Tom Jobim, Madrigal EMESP e Madrigal “Sempre en Canto”, a Banda Sinfônica Jovem separou para este concerto algumas das músicas gravadas em seu primeiro CD e lançado em 2001, como a obra de Rick Wakeman – ex-tecladista do grupo de rock progressivo Yes – que conta a história desta lenda inglesa que é o Rei Arthur e que dá nome ao disco.

 

Neste dia, o palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer vai receber cerca de 150 músicos e cantores, incluindo os músicos convidados Marco Prado (guitarra), Itamar Colaço (baixo), Lilian Carmona (bateria), Theóphilo Augusto Pinto (sintetizadores) e André Matos e Rubinho Ribeiro (vocal), que também irão se juntar à Banda Sinfônica Jovem para as canções Awayday, do compositor inglês Adam Gorb, e Pirates, da banda britânica de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer.

 

Programa:
Adam Gorb – Awayday
Emerson, Lake & Palmer – Pirates (Arr. Daniel Havens)
Rick Wakeman – Os mitos e lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda (Arr. Daniel Havens)
I – Arthur
II – A Dama do Lago
III – Guinevere
IV – Sir Lancelot e o Cavaleiro Negro
V – Merlin o Mágico
VI – Sir Galahad
VII – A Última Batalha

 

Banda Sinfônica Jovem do Estado
Regência e Direção Musical: Mônica Giardini
Coral Adulto Curso Livre EMESP Tom Jobim 
Regente: Ana Beatriz Valente Zaghi
Madrigal EMESP e Madrigal “SEMPRE en CANTO”
Regente: Regina Kinjo

André Matos – vocal
Rubinho Ribeiro – vocal
Theóphilo Augusto Pinto – sintetizadores
Marco Prado – guitarra
Itamar Colaço – baixo
Lilian Carmona – bateria
Angelo Vizarro Jr. – narração

 

Serviço
Data: 3 de outubro, sexta-feira
Horário: 21h
Local: Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibirapuera
(Entrada para carros pelo Portão 3)
Fone: 11.3629-1075
Entrada gratuita – retirada com 1h30 de antecedência
 

 

Mônica Giardini – regente titular e diretora musical
Doutora e mestre em musicologia pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), com formação em piano, e bacharel em violão e Pedagogia Plena. Estudou regência orquestral e de Banda com os maestros Osvaldo Lupi, Willian Nichols, Roberto Farias, Alceo Bocchino, Fábio Mechetti, Roberto Duarte, Aylton Escobar, Eleazar de Carvalho e Juan Serrano do qual foi assistente na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo de 1988 a 1990. Recebeu o troféu Mulher em Sol Maior, em 1999, o Prêmio Mulheres no Mercado, em 2004, e o Prêmio Excelência Mulher 2011 concedido pela CIESP. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, é regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, regente adjunta e assistente de direção artística da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas, da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto.

 

Banda Sinfônica Jovem do Estado
A Banda Sinfônica Jovem do Estado foi criada em 1993, sob a regência de Mônica Giardini. Em 20 anos de atividades, tem executado composições originais para Banda Sinfônica, arranjos de autores consagrados da música erudita e obras do repertório popular. Formado por alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo– Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), o grupo participa de importantes eventos na capital e no interior do Estado, com atuações em óperas, poemas sinfônicos e em obras como a primeira audição da ópera Treemonisha, de Scott Joplin, e Paulistana – Retrato de uma Cidade, de Billy Blanco. Entre os convidados que recebe, estão artistas como o maestro húngaro Laszlo Marosi e solistas como Hector Costita, Raul de Souza, Isaías e seus Chorões e Naná Vasconcelos. A Banda é um dos grupos de difusão e formação musical da EMESP Tom Jobim. 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.