Santa Marcelina Cultura

MENU

NOTÍCIAS

Alunos terão aulas de soundpainting com músicos de Paris

01 de março de 2013

Workshop de soundpainting, linguagem musical desenvolvida por meio de gestos, acontece entre os dias 2 e 16 de março, nos CEUs Perus, Inácio Monteiro e nos ensaios dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri. Atividade faz parte de cooperação internacional que vem sendo construída pela Santa Marcelina Cultura com escola francesa.

A Santa Marcelina Cultura e o Conservatório Superior de Música e Dança de Paris dão mais um passo no intercâmbio entre as instituições, sempre focado na formação de seus alunos e na troca de experiência de seus profissionais.
Três estudantes do curso de mestrado em educação musical da escola francesa – Dylan Corlay, Arthur Lamarre e Valentin Favre – coordenarão atividades de prática do Soundpainting, linguagem desenvolvida por meio de gestos que convidam ao fazer artístico e à improvisação musical. Participam dos workshops alunos do Programa Guri e da EMESP Tom Jobim, além de professores dos dois programas.

Sobre o soundpaiting
Soundpainting pode ser entendido como uma linguagem multidisciplinar de composição e improvisação em que músicos, atores, bailarinos e artistas visuais são conduzidos por meio de gestos pré-estabelecidos. Atualmente o Soundpainting é composto por mais de 1.200 gestos que são apresentados aos performers por meio de um regente/compositor que utiliza os gestos para indicar o tipo de material que se deseja dos executantes. Desta forma, a criação da obra se realiza pelo soundpainter, o regente/compositor, através dos parâmetros de cada conjunto de gestos firmados entre todos os participantes.
A linguagem de Soundpainting foi criada por Walter Thompson em 1974, na cidade de Nova Iorque, inicialmente como uma ferramenta para ajudar a dar forma a sua big band, evoluindo até se converter em um fenômeno mundial dirigido a artistas visuais, músicos e dançarinos, podendo adaptar-se a uma variada gama de grupos artísticos de diferentes níveis e habilidades.

PROGRAMAÇÃO DOS WORKSHOPS

2, 9 e 16 de março
EMESP Tom Jobim
14h – workshop de soundpainting com alunos da Orquestra Sinfônica, Coral, Big Band e Regional de Choro dos Grupos Infantis e Juvenis

4, 5, 11 e 12 de março
CEU Perus
14h30 – workshop de soundpainting com alunos do Guri

7, 8, 14 e 15 de março
CEU Inácio Monteiro
9h – workshop de soundpainting com alunos do Guri
 

PROGRAMAÇÃO DOS CONCERTOS

12 de março, terça
CEU Perus
16h30 – apresentação, aberta ao público, de encerramento das atividades de soundpaing do CEU Perus

15 de março, sexta
CEU Inácio Monteiro
11h – apresentação, aberta ao público, de encerramento das atividades de soundpaing do CEU Inácio Monteiro

16 de março, sábado
CEU Perus
17h – Concerto de encerramento com todos os grupos que participaram dos workshops de soundpainting
 

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.